TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tundra e taiga

Artigo: Tundra e taiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

Tundra

Situa-se nas regiões próximas ao Pólo Ártico, norte doCanadá, da Europa e da Ásia.A neve cobre o solo durante quase todo ano, exceto no verão (10°C).Somente superfície do solo descongela, poucos centímetros abaixo permanece congelado, impedindo a drenagem do degelo, levando formação de pântanos.Mais ao norte única vegetação é musgos e líquens.Mais ao sul gramíneas e pequenos arbustos.Animais típicos são: rena, caribu e boi almiscarado, aves migratóriasaquáticas e pernaltas, alguns insetos que hibernam.

_____________________________________________________________________

TAIGA

também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.

Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 8 meses e as chuvas são pouco frequentes.

Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e seca, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvores de folha larga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras. Os pauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia.A taiga assemelha-se à tundra, porém tem um tipo de vegetação um pouco mais rico.

Fauna

Os animais da taiga são guaxinims,alces, focas, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces,furãos, arminhos, martas, esquilos, socis morcegos, coelhos, lebres,tigres e aves diversas como por exemplo pica-paus e falcões. Os charcos e pantanosos que surgem no Verão constituem um ótimo local para a procriação de uma grande variedade de insectos. Muitas aves migradoras vêm até à Taiga para nidificar e alimentar-se desses insetos.

Clima

O clima é sub-ártico, com ventos fortes e gelados durante todo o ano. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação anual (40-100 cm). Há duas estações do ano, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, havendo precipitação em forma de neve; os dias são pequenos. A temperatura oscila entre -54º e 21 °C. O solo é fino e pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores, o que o torna ácido e impede o desenvolvimento de outras plantas.

______________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com