TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tutorial Do SPRING Utilizando Imagens Obtidas Através Do Google Earth

Pesquisas Acadêmicas: Tutorial Do SPRING Utilizando Imagens Obtidas Através Do Google Earth. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL

ALBERTO CÉSAR DO NASCIMENTO SILVA

Matrícula: 131014765

Tutorial do SPRING utilizando imagens obtidas através do Google Earth

Trabalho apresentado ao Curso de

Engenharia Sanitária e Ambiental, como requisito parcial para o componente curricular Sistema de Informação Geográfica sob orientação do Prof. Dr. João Damasceno.

Campina Grande – PB

Setembro 2013

Introdução

Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.

SPRING é um software (sistema de informação geográfica) desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do INPE e que conta com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais. Tem como objetivo Construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional fazendo-se amplamente acessível para a comunidade brasileira um SIG de rápido aprendizado Fornecendo um ambiente unificado de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para aplicações urbanas e ambientais além de ser um mecanismo de difusão do conhecimento desenvolvido pelo INPE e seus parceiros, sob forma de novos algoritmos e metodologias.

Objetivo

Este relatório (tutorial) tem como finalidade mostrar os passos que foram seguidos durante as aulas do componente curricular: SIG (Sistemas de Informação Geográfica), com o objetivo de mostrar como capturar imagens de satélite de uma área de interesse utilizando Google Earth e realizar o processo de conversão e georreferenciamento dessas imagens para serem trabalhadas no SPRING.

Programas necessários:

o SPRING: disponível em: http://www.dpi.inpe.br/spring versão 5.1.8 para 32bits.

o Impima: programa já incluso no pacote do SPRING.

o Google Earth: disponível em: http://www.google.com/earth/index.html.

o Programa de manipulação de imagens: Paint ou Photoshop.

Etapas do processo

O processo é realizado em três etapas, vejamos o resumo das ações:

o Etapa 1 – No Google Earth é realizada a escolha da área de interesse, a marcação dos pontos extremos e dos pontos de controle, a captura e arquivamento da imagem e transformação da imagem para o formato TIFF.

o Etapa 2 – No Impima a imagem em formato TIFF é convertida para o formato do SPRING.

o Etapa 3 – No SPRING a imagem é georreferenciada, e importada em um banco de dados.

ETAPA 1 – DEFINIÇÃO DA ÁREA DE INTERESSE, OBTENÇÃO DAS COORDENADAS DOS PONTOS DE CONTROLE E CAPTURA DA IMAGEM NO GOOGLE EARTH.

1.1 – Escolha da área a ser trabalhada.

O primeiro passo é fazer a escolha da área de interesse no Google Earth, a aproximação deve ser feita até o ponto em que a qualidade da imagem não seja comprometida, caso a área de interesse seja muito grande, será necessário fazer um mosaico de imagens através de um programa de manipulação de imagens (procedimento um pouco mais avançado).

Desmarque todas as camadas, com exceção da camada Terreno. Click no botão Mostrar Barra Lateral e desmarque-as depois click novamente no botão Mostrar Barra Lateral para retirar a barra. Trabalhe sempre com a janela expandida completamente.

1.2 – Obtenção das coordenadas dos pontos de controle e dos pontos extremos.

Nesse passo coletamos as coordenadas da área de interesse, estas coordenadas serão utilizadas no processo de georreferenciamento da imagem no SPRING.

A utilização de marcadores facilitará a obtenção das coordenadas, tais marcadores deverão estar distribuídos da seguinte maneira:

a) Para definir os pontos extremos utilizamos 4 (quatro) marcadores, colocando-os nos cantos extremos da imagem, assim delimitamos nossa cena de interesse a região interna dessa área delimitada. As coordenadas desses marcadores (LAT. e LONG.) serão utilizadas mais adiante na criação do projeto no SPRING então as salve em local seguro.

b) Para definir os pontos de controles utilizamos 10 marcadores bem distribuídos em toda área de interesse, dê preferência a ponto na imagem que você conheça facilitando se localizar na imagem, as coordenadas desses marcadores serão utilizadas no registro da imagem no SPRING salve-as também.

1.3 – Capturando e salvando a imagem

Após escolher a área de interesse e usar marcadores para obter as coordenadas dos pontos extremos e dos pontos de controles, chega o momento de capturar e salvar a imagem.

Primeiramente vamos retirar barra lateral, lembrando que só devemos trabalhar com a tela totalmente expandida.

Agora vamos a Arquivo  Salvar  Salvar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com