TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM POUCO SOBRE BARBALHA

Por:   •  10/8/2018  •  Abstract  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA

CENTRO DE HUMANIDADES- CH

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS- DEGEO

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA/ MANHÃ

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

EMANUEL SILVA DOS SANTOS

CRATO-CE

2018

 

UM POUCO SOBRE BARBALHA

O topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora de um sítio da região cuja casa servia de albergue para tropeiros de gado que traziam rebanhos de Pernambuco para passarem os períodos de estiagem na região da Chapada do Araripe. Por ser proprietária do principal ponto de apoio e hospedagem da região, tornou-se bastante conhecida por sua hospitalidade, o que contribuiu para que a localidade herdasse seu nome.

A denominação original da cidade era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha. Em 1838 adotou-se o nome Barbalha.

O Município de Barbalha compreende uma área de 599km, possuindo uma população de 55.373 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2010, com população estimada para 2017 de 59.811 pessoas.

Em Barbalha, as principais atividades econômicas estão ligadas ao turismo de natureza e ao atendimento a pessoas na área da saúde. Essas duas atividades, somadas à localização privilegiada, situada no sopé da Chapada do Araripe, tem tornado a cidade uma opção charmosa e tranquila para moradia.

No município, os principais pontos de lazer estão localizados no sopé da Chapada do Araripe e constituem-se basicamente de clubes, balneários, chalés, estações e parques ecológicos, sendo uma boa opção para passar os finais de semana e feriados junto da família.

É bastante conhecida por seu centro histórico, formado por mais de vinte ruas e que possui cerca de 40 prédios datados e com aspectos dos séculos XVIII e XIX.

O maior festejo popular da cidade, conhecido nacional e internacionalmente, de Barbalha acontece no mês de junho e é alusivo ao padroeiro da cidade, e tem como ponto alto o Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira, sempre no último domingo de maio, Os festejos duram até o dia 13 de junho. A festa do pau da bandeira do Santo Antônio de Barbalha reúne Além da realização da tradicional trezena religiosa em homenagem ao santo padroeiro, ocorrem os festejos sociais como a quermesse e shows de grande porte no Parque da Cidade, além de vário grupos folclóricos que sempre abrilhantam todos do dias de festa. Misto de cultura popular e fé católica, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, entrou para a lista das celebrações registradas como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN.

SOBRE O MEU BAIRRO: CIROLÂNDIA

Antes de falar do meu bairro, quero informar como viemos morar aqui. Minha avó teve seus filhos em Juazeiro do Norte e vieram para Barbalha após serem “despejados” de uma chácara que cuidavam em Juazeiro. Aqui em Barbalha, já moraram no sítio Mata dos Limas, Alto da Alegria, Bela Vista (foi nesse bairro que meus pais se conheceram e moraram juntos até a morte de meu pai. Foi onde eu vivi até os 7 anos de idade) e agora estamos no Cirolândia.

Há 11 anos moro no bairro Cirolândia junto com minha mãe, irmã, avó, tio e tia. O nome do bairro veio em homenagem a Ciro Gomes. Minha rua se chama Juazeiro do Norte, homenagem à cidade vizinha, conhecida popularmente por L14.

No geral, o barro é bastante extenso, possui algumas ruas asfaltadas, mas a maioria é em calçamento, algumas ruas até nem tem calçamento ainda. A iluminação pública está presente em todo o bairro, só que alguns postes não funcionam, e é um sacrifício para eles virem ajeitarem. Em algumas áreas, o calçamento está em más condições, o que dificulta a mobilidade de meios de transportes. O bairro possui um riacho que não é canalizado. As autoridades sempre prometem, mas nunca fazem o canal no riacho. A própria população teve que fazer uma ponte para que pudesse ser feita a locomoção principalmente nos dias de chuva.

Moro em casa própria. Todos os imóveis do bairro são em tijolos, em uma variedade de moradias com até um ou dois andares. Possui também mercearias, bares, escola particulares, igrejas, entre outros.

No bairro não possui nenhum ponto de policiamento. As viaturas da polícia só passam fazendo o monitoramento como em todos os bairros da cidade. Quando acionados, eles até chegam com rapidez. Foi instalada recentemente no bairro uma câmera de vídeo-monitoramento, projeto do Governo do Estado. Apesar de ser um bairro calmo, houve uma época em que aconteciam muitos assassinatos. Houve uma época também que aconteciam muitos assaltos. Ainda acontecem, mas não com tanta frequência como antes. Eu particularmente considero um bairro calmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com