TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uruguai

Projeto de pesquisa: Uruguai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho irá apresentar sobre Uruguai, destacando os dados sobre esse magnífico país da américa do sul. Dentre os assuntos tratados, estão a cultura, dados importantes, e o esporte praticado. A seleção do Uruguai que participará em 2014 de sua 12ª Copa do Mundo de futebol. Como eles virão ao Brasil, é importante conhecer sobre essa seleção, a qual tem um histórico brilhante.

URUGUAI

O Uruguai é um país sul-americano cujo território, banhado pelo oceano Atlântico, possui fronteiras com o Brasil (ao norte) e Argentina (a oeste). A nação, juntamente com o Paraguai e a Argentina, integra a América Platina, que é uma subdivisão da América do Sul.

Os portugueses, durante o século XVII, tentaram colonizar o Uruguai, no entanto, eles foram expulsos por tropas espanholas. No início do século XIX, Portugal e Argentina invadiram o país e, em seguida, tropas brasileiras também ocuparam aquele país. Em 1821, o território uruguaio foi anexado ao Brasil, sob o nome de Província Cisplatina. A independência nacional foi proclamada em 1825, porém, só foi reconhecida em 1828, por meio da assinatura do Tratado de Montevidéu.

Integrante do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Uruguai possui uma economia emergente, baseada na agropecuária. A nação é grande produtora de cereais, milho, trigo, lã e carne, possuindo rebanhos bovinos e ovinos. O setor industrial está em constante expansão, com destaque para os segmentos têxtil e alimentício, além do desenvolvimento da indústria tecnológica.

Dados do Uruguai

Extensão territorial: 177.414 km².

Localização: América do Sul.

Capital: Montevidéu.

Clima: Subtropical.

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 19 departamentos.

Idioma: Espanhol.

Religiões: Cristianismo 64,6% (católicos 44,5%, protestantes 13,7%, outros 6,4%), sem religião 27,5%, ateísmo 6,3%, outras 1,6%.

População: 3.360.854 habitantes.

Densidade demográfica: 19 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,3%.

População residente em área urbana: 92,4%.

População residente em área rural: 7,6%.

População subnutrida: menor que 5%.

Esperança de vida ao nascer: 76,1 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 100%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,765.

Moeda: Peso uruguaio.

Produto Interno Bruto (PIB): 32,2 bilhões de dólares.

PIB per capita: 6.913 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, Grupo do Rio, Mercosul, OEA, OMC, ONU.

Cultura e Tradição

A sociedade uruguaia é basicamente a herdeira de um sólido substrato cultural europeu que foi influenciado por outras tradições culturais. O tango é uma das mais genuínas e originais expressões culturais do Río de la Plata. Nascido da fusão das tradições musicais de origem africana e dos ritmos e instrumentos europeus e crioulos, é uma fiel testemunha da história cultural da região. A gestação do tango ocorreu tanto em Buenos Aires como em Montevideo. E um exemplo tangível é a obra "La Morocha" composta em Buenos Aires em 1905 pelo uruguaio Enrique Saborido, e "Mi Noche Triste", escrita em Montevideo pelo argentino Pascual Contursi em 1916. O "hino" de todos os tangos, "La Cumparsita", foi escrito pelo uruguaio Gerardo Matos Rodríguez; do mesmo modo, Carlos Gardel, de reconhecimento internacional, é considerado o maior intérprete uruguaio da história do tango.

Os festejos do carnaval uruguaio são os mais longos do mundo, prolongando-se durante todo o mês de Fevereiro e boa parte de Março. Durante 40 dias, em desfiles de rua e cenários de bairros, ocorrem espetáculos cheios de cor e alegria. Esta festa começa no último sábado de Janeiro com um desfile inaugural pela Avenida 18 de Julio, principal artéria da cidade de Montevideo, onde intervêm todos os grupos junto de carros alegóricos e bonecos gigantes que acompanham os artistas. O outro grande evento é o "Desfile de Llamadas", que ao ritmo do tambor, evoca o encontro dos negros escravos que se reuniam fora da cidade no século XIX. Dezenas de milhares de espectadores vibram com a força e cores do espetáculo.

O folclore uruguaio apresenta diferentes manifestações derivadas das suas diferentes origens que, em solo uruguaio, assumiram as suas próprias características. Por um lado, existem as canções e danças autóctones que nasceram no âmbito campesino como a Vidalita, a Milonga, a Payada e o Pericón, sempre acompanhadas pela guitarra. Este instrumento musical, introduzido durante o período do domínio espanhol, é inseparável de todo o cancioneiro crioulo e expressão gauchesca. Do mesmo modo, o acordeão enriqueceu com a sua graciosa cadência, a música folclórica.

O Canto Popular é constituído como expressão do sentimento coletivo, destacando-se a figura de Alfredo Zitarrosa pela sua única e inigualável voz. Anualmente, celebram-se grandes festivais folclóricos tais como o de "Minas y Abril" para recriar as melhores tradições gaúchas.

Comida e Bebida

Com reconhecimento a nível internacional, a "parrilla" é por excelência um dos mais destacados menus da cozinha uruguaia. É composta por diferentes tipos de carne assada na "parrilla", artefato construído em ferro e utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com