TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VULCÃO ETNA

Pesquisas Acadêmicas: VULCÃO ETNA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

VULCÃO ETNA (ITÁLIA)

O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europae um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3340 baza metros de altitude, variando devido às frequentes erupções.

Além de ser o vulcão mais alto da Europa, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna o maior vulcão da Itália e da Europa, superando em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.

É um dos vulcões mais ativos do mundo e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em redor propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas faldas da montanha e em toda planície de Catânia, a sul.

Devido à recente atividade vulcânica e ao facto de estar numa região densamente povoada, o Etna foi designado como um dos 16 Vulcões da Década pelas Nações Unidas.

NOMES E LENDAS

O Etna era conhecido na Roma Antiga como ÆTNA, um nome derivado provavelmente do grego antigo aitho ("queimar violentamente") ou dofenício attano. Os árabes chamavam a montanha Gibel Utlamat ("a montanha de fogo"), que mais tarde gerou a corruptela Mons Gibel(traduzindo ambos elementos, árabe e romano, tem-se "montanha montanha", dado que a repetição em língua siciliana denota grandeza). De facto, o nome do vulcão em siciliano é Mongibeddu. O Etna para além de ter um cone principal tem 700 cones secundários. As frequentes e por vezes dramáticas erupções fizeram da montanha um tema recorrente na mitologia clássica, traçando-se paralelos entre o vulcão e vários deuses e gigantes das lendas do mundo romano e grego. Éolo, o rei dos ventos, teria confinado os ventos em cavernas sob o Etna. O giganteTifão foi preso sob o vulcão, de acordo com o poeta Ésquilo e foi a causa de suas erupções. Outro gigante, Encélado, revoltou-se contra os deuses e foi morto e sepultado sob o Etna.

Diz-se também que Vulcano(Hefesto no grego), o deus do fogo e da forja, tinha sua fundição sob o Etna e atraiu o deus de fogo Adrano para fora da montanha, enquanto os Ciclopes mantinham uma forja em que fabricavam raios para que Zeus os usasse como armas. Supõe-se que o submundo grego, Tártaro, encontrava-se abaixo do Etna.

Empédocles, um importante filósofo pré-socrático e homem público do quinto século a.C., teria encontrado a morte numa das crateras do vulcão Etna.

No mundo católico, acredita-se que o Etna entrou em erupção em respeito ao martírio de Santa Águeda no ano 251, fazendo com que os muçulmanos posteriormente a invocassem contra ameaças do fogo e relâmpagos.

HISTORIA GEOLOGICA

A atividade vulcânica do Etna começou há aproximadamente quinhentos milhares de anos, com erupções sob a superfície marinha, ao largo da costa da Sicília.2 O vulcanismo começou a ocorrer há cerca de 300000 anos a sudoeste do cume que hoje o vulcão apresenta, para o qual se moveu há uns 170000 anos. As erupções de então começaram a construir o cone vulcânico principal, formando um estratovulcão em erupções efusivas e eruptivas alternadas. O crescimento da montanha foi ocasionalmente interrompido por erupções maiores que levaram ao colapso do cume para formar caldeiras.

Desde há cerca de 35000 a 15000 anos o Etna tem experimentado algumas erupções altamente explosivas, gerando alguns fluxos piroclásticos importantes que deixaram extensos depósitos de ignimbrita. A cinza destas erupções já tem sido encontrada em lugares longínquos como Roma, a 800 km para norte do Etna.

ATUALMENTE A última erupção ocorreu no dia 28 de abril de 2013.

Etna está cuspindo lava mais violentamente do que tem nos últimos anos, e os cientistas estão perplexos quanto ao porquê. Apesar de ser o vulcão mais estudado do mundo, a montanha da Sicília é também a sua mais imprevisível. O vulcão está a grassar. Fontes de lava, alguns mais alto do que a Torre Eiffel, disparar de sua boca a cada poucas semanas, fluindo em rios incandescentes para os vales circundantes.

Houve 13 erupções desde o início de fevereiro. Monte Etna, 3.329 metros (10.922 pés) de altura, torres majestosamente sobre a cidade siciliana de Catania. Em junho, a Organização (UNESCO), Organização das Nações Unidas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com