TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁFRICA

Artigo: ÁFRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 9

E.E Marilsa Garbossa Francisco

Luana Oliveira Santos

Leonardo Teles

África

São Paulo – SP

Luana Oliveira Santos nº 25

Leonardo Teles nº 23

Trabalho apresentado à disciplina de geografia.

Profº Jailson

São Paulo – SP

Sumário

Introdução .............................................................................................................. 1

A epidemia da AIDS na África ................................................................................. 2

Crises de fome e pobreza ........................................................................................ 5

África do Sul: o País do Apartheid ........................................................................... 8

Conclusão ............................................................................................................... 10

Bibliografia .............................................................................................................. 11

Introdução

O trabalho a seguir abordará três realidades atuais da África, que são consideradas graves.

Enquanto muitos países prosperam riqueza e tecnologia, na África a realidade é outra.

O que os adultos e crianças vivem naquele local, é DESUMANO.

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de mil milhões de pessoas (estimativa para 2005 [1]), representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes.

Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida), pelo menos 21 são africanos.[2] Apesar disso existem alguns países com um padrão de vida razoável, mas não existe nenhum país realmente desenvolvido na África.

1

1. A epidemia na AIDS na África

Num continente onde a fome, a guerra e a miséria dominam, a AIDS se espalha. Ceifando vidas e comprometendo o futuro das nações africanas.

AIDS

É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A AIDS é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.

A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

É uma doença que pode ser transmitida através de relações sexuais sem o uso dos preservativos, drogas injetáveis com agulhas já usadas, transfusão de sangue, de mães contaminadas para seus filhos através da gestação.

2

A AIDS na ÁFRICA

Na África existem milhões de pessoas portadoras do vírus HIV.Enquanto na Europa, nos Estados Unidos, e mesmo no Brasil as campanhas de prevenção têm conseguido deter a epidemia, e prolongar a vida de milhões de pessoas contaminadas, na África não há mais esperança em relação ao caso. A doença vem acompanhada da pobreza e da falta de informação das pessoas.

A África enfrenta inúmeros problemas, especialmente sociais. No entanto, nas últimas décadas A AIDS tem impedido o desenvolvimento do continente. A contaminação começou no início dos anos 80, expandindo-se rapidamente, pois em 1990 já existiam 10 milhões de infectados.

A AIDS é uma epidemia mundial, mas a situação no continente africano é, de longe, a mais dramática entre todas as regiões do mundo. O dia mundial de luta contra a AIDS é um bom momento para refletirmos sobre essa situação peculiar que tanto sofrimento tem causado à humanidade, no geral, e aos africanos, em especial.

Os dados disponibilizados pela UNAIDS, o Programa Conjunto da Nações Unidas sobre HIV/AIDS, referentes à epidemia na África subsaariana nos indicam claramente a complexa e difícil situação do continente, senão vejamos: a África ao sul do Saara abriga 67% dos infectados em todo o mundo; 72% dos óbitos mundiais; um total de aproximadamente 22,4 milhões de pessoas infectadas. Apenas em 2008 foram constatados quase dois milhões de novos casos. É, de fato, um quadro para lá de preocupante.

Em alguns pequenos países africanos o drama é ainda maior. Veja-se a situação da Suazilândia e do Lesoto, por exemplo. A Suazilândia está classificada como o país mais afetado do mundo, com cerca de 26% da sua população atingida pela epidemia. No Lesoto, um pouco mais de 23% da população é soropositiva. Outro a despontar pela gravidade acima da média é Botsuana.

Mas não só pequenos países africanos ocupam posições tão ruins no ranking mundial. A África do Sul, que possui a economia mais desenvolvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com