TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDIA

Tese: ÍNDIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

ÍNDIA: A índia, um dos mais importantes países emergentes, possui uma das economias que mais cresce no mundo, ancorada em seu gigantesco mercado consumidor ( é a segunda população do planeta). Segundo o Banco Mundial, o país cresceu em média 7,8% ao ano no período 2000-2007 (só perdeu para a China). Entretanto, iniciou seu processo de industrialização muito tarde, somente após a Segunda Guerra, quando se libertou do domínio do Reino Unido. Sob o governo nacionalista e terceiro-mundista de Nehru, a Índia teve uma forte participação do Estado no início de seu processso de industrialização, embora houvesse também capitais britânicos e norte-americanos. Como se tratava de um governo não alinhado, contou também com a assistência técnica soviética em diversos setores, como o petroquímico e o bélico. O Estado investiu principalmente na indústria de bens intermediários, na indústria bélica e em obras de infraestrutura. Contribuíram ainda para o processo de industrialização as grandes reservas de minérios, como o cromo (2.° produtor mundial) e ferro (4.°), e de combustiveis fósseis, especialmente o carvão mineral, sua principal fonte de energia. O país detém cerca de 7% das reservas mundiais de carvão e é o 3.° produtor do planeta. As reservas de petróleo são relativamente pequenas e sua produção de 884 mil barris diários em 2008 (23.° produtor mundial) equivalia a apenas 32% do consumo/dia,tornando o país um grande importador desse combustpivel.

A Índia dispõe de um parque fabril diversificado, com praticamente todos os setores industriais, e também já possui alguma empresas entre as maiores do mundo, com destaque para a Indian Oil (maior do país e 105.ª do mundo da lista da Fortune). A empresa atua em extração, transporte e refino de petróleo e também no setor petroquímico. Foi criada em 1959, no governo de Nehru, com o objetivo estratégico de sustentar o desenvolvimento industrial do país e garantir o abastecimento de petróleo e derivados. É o símbolo maior de intervenção estatal no processo de industralização da índia e até hoje é controlada pelo governo central, que em 2009 detinha 78,9% das ações da companhia.

Um país de profundos contrastes :

Apesar de a Índia possuir um parque industrial diversificado, este ocupa somente 20% da PEA e produz 30% do PIB. Ou seja, o país continua sendo essencialmente rural e agrícola: 71% de sua população ainda vive no campo e a agricultura ocupa 57% da PEA. Os serviços ocupam apenas 23% da PEA, mas contribuem com 52% do PIB e, atualmente, é o setor da economia indiana - e veremos mais elementos que os corrobam - que a Índia é um país marcado por profundos contrastes socioeconômicos. Na Índia, o moderno e o arcaico, a opulência e a miséria convivem lado a lado. Enquanto é a imensa a legião de pobres, sua economia é uma das que mais cresce no mundo desde a década de 1990, e cada vez mais dispõe de indústrias de alta tecnologia, como informática e biotecnologia. O país é um dos maiores exportadores mundiais de sofwares e de produtos da área de tecnologia da informação (TI) e possui alguma das mais importantes empresas mundiais que atuam nesses setores, concentradas sobretudo em torno do tecnopolo de Bangalore. Além disso,muitas corporações dos Estados Unidos e do Reino Unido têm terceirizado seus serviços de atendimento ao consumidor e de tele-marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com