TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índia

Tese: Índia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 10

E.E. Edgard Francisco

Ariane Lima de Oliveira nº 08

Bianca Queiroz de Souza nº 09

Caroline Ramos de Souza nº 13 3ºB

Fernanda Teixeira Matos nº 18

Jussiara Silva Pina nº 21

Índia

Capital

Deli ou Délhi, conhecida localmente como Dilli , e pelo nome oficial de Território da Capital Nacional de Deli - TCN é a segunda maior cidade da Índia e uma das mais populosas do mundo (foi durante muito tempo a capital da Índia). Está situada no norte do país e contém a região de Nova Deli (Ni Dilli em hindi), a capital da República da Índia. A sua área urbana apenas dentro do Território da Capital Nacional possui 16,6 milhões de habitantes enquanto que sua área urbana além da TCN possui cerca de 21,5 milhões de habitantes. Administrativamente, Deli forma o Território da Capital Nacional da República da Índia, situado entre Haryana e o Uttar Pradesh.

Deli tornou-se a capital do império mogol em 1638. Quando o Império Britânico passou a dominar grande parte da Índia, com Deli conquistada em 1803, Calcutá se tornou a capital. Voltou a ser capital administrativa de 1912. Em 1947, quando a Índia declarou-se independente do domínio britânico, Nova Deli, nova cidade construída ao Sul da antiga cidade, reurbanizada sobre antigas partes da cidade, foi declarada capital e sede administrativa do governo indiano, passando a sediar o Parlamento Indiano e outros órgãos importantes do governo.

Ocupa uma área de cerca de 1.483 km², e é a nona área urbana mais povoada do mundo. Os idiomas principais são o hindi, o urdu, o punjabi e o inglês.

Etimologia

A etimologia de "Deli" (ou "Delhi") é incerta, mas existem muitas possibilidades. A possibilidade mais comum é que seu epônimo seja Dhillu ou Dilu, um rei da dinastia Máuria, que construiu a cidade em 50 a.C. e deu nome a cidade. A palavra hindi/prácritadhili ("frouxo") era usada pelos Tuar Rajputs para se referir a cidade por causa do pilar de ferro construído pelo Rajá Dhava, ele tinha um fraco alicerce e foi substituído. As moedas em circulação na região na época dos Rajputs eram chamadas dehliwal. Alguns outros historiadores acreditam que o nome é derivado de Dilli, uma variação de dehleez ou dehali — hindi para "entrada" — que designava a cidade enquanto uma porta de entrada para a planície Indo-gangética. Uma outra teoria sugere que o nome original da cidade era Dhillika.

História

A importância histórica de Deli provém da sua situação estratégica no norte da Índia. Situada entre as colinas Aravalli e o rio Yamuna, a sua posição facilitou o controlo das rotas comerciais que circulavam de noroeste até às planícies do rio Ganges.

A primeira referência à cidade aparece no Mahabharata. Este texto situa a sua localização como a da mítica cidade de Indraprastha, capital dos Pandavas. Segundo o Mahabharata, Deli seria uma das cidades mais antigas do mundo, já que sua história remontaria há mais de 3.000 anos.

Os achados arqueológicos mais antigos encontrados na zona remontam ao período do Império Maurya, por volta do ano 300 a.C.; desde então, a zona esteve continuamente povoada. Um total de oito cidades relevantes na história situaram-se na zona de Deli. As quatro principais estavam situadas a sul da cidade atual.

Estas cidades, das quais ainda há vestígios arqueológicos eram:

Qila Rai Pitora, construída por Prithviraj III próxima do antigo povoado de Lal-Kot.

Siri, construída por Muhammad Khilji em 1303.

Tughluqabad, construída entre 1321 e 1325.

Jahanpanah, construída por Muhammad bin Tughluq (1325-1351).

Kotla Firoz Shah, construída por Firuz Shah Tughluq (1351-1388).

Purana Qila, construída por Sher Shah Suri e Dinpanah construída por Humayun, ambas situadas próximo do local em que se situaria a lendária Indraprasha.

Shahjahanabad, construída por Shah Jahan entre 1638 e 1649. A cidade incluía o Forte Vermelho de Deli que se construiu quando se passou a capital do Império mogol de Agra a Deli.

Clima

Deli apresenta uma versão atípica do clima subtropical úmido, com verões longos e muito quentes e invernos breves e suaves. Os verões são longos e extremamente quentes desde inícios de abril a meados de outubro, com a estação das monções no meio deste período. O início de março apresenta uma inversão na direção do vento, do sentido norte-oeste para o sentido sul-oeste. Estes ventos, chamados loo, trazem as ondas quentes do Rajastão, transportando areia e são uma característica do verão em Deli. As monções chegam no final de junho, trazendo um pouco de alívio no calor, mas ao mesmo tempo aumendo na umidade. O inverno começa no final de novembro e atinge seu auge em janeiro, é notório por sua densa névoa densa. As temperatures extremas em Deli oscilam de 0°C a 44°C. A temperatura média anual é de 25°C, as temperaturas médias mensais variam entre 13°C a 32°C. A precipitação média anual é de aproximadamente 700 milímetros, a maior parte dela durante as monções em julho e agosto. A data média do advento da monção em Deli é 29 de

Administração

O Território da Capital Nacional de Deli é composto por nove distritos, 27 tehsils, 59 vilas de recenseamento (census town), 165 aldeias e três cidades legais (statutory towns) - a Corporação Municipal de Deli (MCD), a Comissão Municipal de Nova Deli (NDMC) e o Quartel de Deli (DCB).

A capital da Índia, Nova Deli, está sob a administração da Comissão Municipal de Nova Deli (NDMC). O presidente da NDMC é indicado pelo Governo da Índia em consulta com o Ministro-Chefe de Deli.

Deli possui quatro cidades-satélites principais, que se encontram fora do Território da Capital Nacional de Deli. As cidades são Gurgaon e Faridabad, no estado de Haryana, e Noida (New Okhla Industrial Development Authority) e Ghaziabad, no estado de Uttar Pradesh. Deli está dividida em nove distritos. Cada distrito (divisão) é chefiada por um comissário adjunto e possui três subdivisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com