TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

110 Alvares Cabral

Trabalho Escolar: 110 Alvares Cabral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

Álvares: 110 Anos de história

Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, no início do Século XX era uma cidade pequena, provinciana, habitada, sobretudo na região central e com grande colônia de imigrantes portugueses e descendentes destes. A maioria, formada por comerciantes que habitavam os próprios estabelecimentos comerciais. Três destes, Evaristo Pessoa e Cia, Viana Leal e Cia e Cruz Sobrinhos e Cia, o último o maior de todos, tiveram importância capital na fundação do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, em 06 de julho de 1902.

Os fundadores, Raul da Costa Moreira, Américo Dias Leite, José Lopes da Silva, Augusto Nogueira Souto, Luiz de Abreu, Alcino Reis de Amorim e Benjamin José da Costa (todos portugueses e com vínculo nas três casas comerciais) alugaram uma garagem na já extinta Rua D’Alfândega e construíram uma baleeira que recebeu o nome de “Pátria”, homenagem à pátria lusitana e também à brasileira, esta última então já de seus filhos.

O início do Álvares, isso até a década de 1930, foi de muito sacrifício. Tudo era amador e os jogos de pólo aquático, modalidade hoje não mais praticada no Estado, era disputada no mar, numa área demarcada, próxima ao Saldanha da Gama, adversário secular do Álvares e fundado 23 dias depois deste, também por imigrantes portugueses e, no caso, igualmente por brasileiros.

O Presidente Cabralista Armando Oliveira Santos comprou para o clube seu primeiro prédio próximo a Praça Costa Pereira, centro da cidade, depois recebeu o dinheiro de volta,em parcelas. Com isso, estava resolvido o problema da sede própria. Era uma edificação de dois andares, com o salão de festa no segundo piso e uma empresa comerciante de tecidos paulista no térreo. O aluguel era importante para o Álvares. A sede náutica ficava no bairro da Vila Rubim, onde hoje está instalado uma rede de lojas comerciais e um posto de gasolina em frente a avenida que da acesso a Rodoviária, Tancredão e ao bairro de Santo Antônio.

Na década de 1950 o Presidente Manoel Francisco Gonçalves mandou que fosse feito o projeto de um prédio de dez andares no local onde estava a sede antiga. O edifício foi construído e , durante muitos anos, a vida social do Álvares Cabral aconteceu lá.

Em 1958 na gestão do Governador do Estado Francisco Lacerda de Aguiar, foi doado por este governo, a área do terreno existente em Bento Ferreira, mais ao Norte da cidade, onde caberia ao Álvares Cabral construir neste local a sua infra-estrutura para a pratica de esportes. Hoje nesta área esta localizada a Sede Social e todo o seu parque Poli Esportivo . Os andares do edifício do centro há muito tempo foram vendidos e o Álvares hoje ocupa sua área nobre, com mais de 100 mil metros quadrados, em local privilegiado.

Os Ex-Presidentes foram impulsionadores do clube. Nas suas gestões foram construídas, por exemplo, o Ginásio Poliesportivo, o maior do Estado e que sedia, além de competições esportivas, os maiores shows realizados em Vitória, Piscinas Olímpicas, a Sede Social aparelhada com sistema de ar condicionado, a Garagem/ Estaleiro de Remo, a Portaria Social , Estacionamento pavimentado e urbanizado para aproximadamente 400 veículos, o Bar Mangueirão, os 03 campos de Futebol Soçaite, 06 Quadras de Tênis Saibro entre outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com