TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

54645465

Monografias: 54645465. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Um dos assuntos mais discutidos hoje no mundo é sobre racismo, problema que nasceu em épocas passadas, povos da antiguidade sofriam mal tratos e eram torturados por algo que acontecia, muito se dava pela sua etnia negra , pois sofriam diversas injurias raciais, contudo o mundo viveu longas épocas de escravidão, e se perdura no nosso tempo moderno. E qual seria o motivo pelo qual as pessoas cometem esse ato ainda? Muitos estudos apontam a causa principal deste enigma como um problema enraizado, ou seja, uma herança escravista muito forte, A ponto de chegar a ser envolvido em casos esportivo como o futebol. A questão que fica para se refletir é até quando vamos aturar isso?

DESENVOLVIMENTO

Para iniciarmos o tema vamos falar sobre o que significa o racismo, que é qualquer pensamento, ou ato que diferencia os seres supondo ser superior ao outro, ou seja, uma diferença das raças humanas seja ela branco, negros, asiáticos, mulatos, índios, porem quando falamos a palavra racismo imaginamos que é alguma atitude preconceituosa com relação aos negros, o que na maioria dos casos acontecidos no mundo são assim.

Uma pessoa obtém o racismo de diversas maneiras, uma delas é pelo fato de onde terem nascido, e desde pequeno ouvir falar nas diferenças e superioridades entre as raças humanas, e como são crianças levam consigo aquela ideia de que isso é certo e dificilmente mudam, outro modo é por algo que aconteceu que o fez mudar de pensamento, influências do meio, ou das companhias que o cercam.

Vivemos em um mundo globalizado, onde as noticias sobre os fatos ocorridos circulam ao redor rapidamente, e mesmo com tanto avanço nas áreas tecnológicas, o ser humano não conseguiu progredir com seus princípios de cidadania. Nossos antepassados deixaram marcas, ideias, que se pratica até então, e não percebemos o quanto precisamos modifica-las, verificar que o legado de épocas passados, não se deve repercutir em nossa modernidade.

Porem, como será uma longa batalha contra o fim do racismo, temos de estar atento as pessoas que usam esse ato para denegrir a imagem do próximo, geralmente esse tipo de pessoa se defende dizendo que não é preconceituoso, e q as pessoas interpretam de mau jeito tais palavras, mas podemos identificar pelo modo que a pessoa apelida de acordo com suas características, desprezar costumes, hábitos e tradição da etnia em questão.

Uma breve abertura do tema sabendo como as pessoas obtém o racismo, qual o pensamento que elas possuem, porque praticam o preconceito e tem medo de assumir, como descobrir e quais o comportamento de uma pessoa racista, parando para refletir sobre o caso, uma questão cabível ao momento que vivemos, como o racismo chegou ao futebol e porque houve um aumento tão grande do tema nas praticas esportivas?

Com frequentes abordagem do caso nos noticiários, os pesquisadores procuram resultados para o problema. Apontam o alto crescimento das ocorrências raciais, pedem que as vitimas não fique fechada e procure seus direitos, porque as repercussões anteriormente eram vistas como casos normais, já atualmente mudou o rumo de aceitação do caso, um ato racista custa muito caro em nossa sociedade.

O começo de todo o histórico do racismo, já era tido na época em que Pelé jogava no Santos, ele afirmou que durante seu período futebolístico, ouvia inúmeras insultas raciais como “Macaco” , “Preto fedido” , “Negro sujo”, porem, Pelé disse que não se importava com essa atitude por parte de algumas pessoas, porque isso o incentivava a dar a resposta dentro do campo e em sua época o tema era tratado como normalidade.

Sobre o caso com o goleiro Aranha também do Santos, atual acontecimento de ofensas racistas, Pelé expos sua opinião o que causou muita polêmica pela imprensa, ele disse “O Aranha se precipitou em querer brigar com a torcida. Se eu fosse querer parar o jogo cada vez que me chamassem de macaco ou crioulo, todos os jogos iriam parar. O torcedor grita mesmo. Temos que coibir o racismo. Quanto mais se falar, mais vai ter racismo.”

E o que causou essa polêmica foi pelo fato de que Pelé, não deixou bem claro que estava do lado do goleiro Aranha, achando a atitude do goleiro equivocada, não sendo necessário qualquer artifício para mudar a situação, e sim aceitando-a, pois, em sua época como jogador não levou muito em conta os insultos, e que esse problema não é um problema do futebol e sim da educação das pessoas, é preciso mudar a mentalidade da sociedade.

Após o término da partida através das imagens obtidas pelas transmissoras do evento, pode-se localizar os indivíduos que cometeram esse ato racista, alguns torcedores que se encontraram na parte atrás do gol percebeu-se um ruído “uuh-uuh-uuh” , se referindo ao som do animal macaco, o que foi o estopim para sua reação dentro do campo, indignado com a ação desses torcedores, Aranha pediu para a câmera filmasse a atitude dos torcedores.

Entre tantas condutas que foram feitas contra o goleiro Aranha, a que mais chamou atenção foi da jovem Patrícia Moreira, onde a câmera filmou-a no instante que ela dizia “macaco” ao goleiro aranha, em cima dessa imagem gerou grande repercussão não só por parte da imprensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com