TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A 2ª Guerra Mundial - Causas E Consequências

Artigos Científicos: A 2ª Guerra Mundial - Causas E Consequências. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 6

A 2ª Guerra Mundial - Causas e Consequências

A Segunda Guerra Mundial deu início a uma nova época. A história do mundo, tanto social quanto política foi profundamente alterada e afectada pela Segunda Guerra Mundial. A organização do mundo e as relações internacionais foram também muito modificadas pela situação que se viveu.

A Segunda Guerra Mundial foi com certeza o conflito mais sangrento e também o maior conflito armado que o mundo jamais presenciou.

As Principais Causas

O Tratado de Versalhes serviu, sobretudo para humilhar a Alemanha, principal país derrotado na 1ª Guerra Mundial. O país mais prejudicado nisso foi a Alemanha, que sofreu perdas de territórios, teve que pagar pesadas indemnizações. Além disso, a fome e o desemprego começaram a assolar o país.

Hitler, aproveitando o descrédito da república de Weimar, sobe ao poder e começou a construir o Estado nazista, porque queria readquirir as forças perdidas, através de um significativo investimento na militarização.

A crise dos anos 30, que lançou os E.U.A. numa crise profunda e que se estendeu a vários países da Europa, lançou o caos na sociedade, provocando o desemprego, a asfixia da industria e as crescentes lutas sociais, dando espaço ao aparecimento de regimes

ditatoriais.

Certos países como Alemanha, Japão e Itália, que eram comandados por regimes totalitários, formam, em 1936, o eixo Berlim, Roma, Tóquio, adoptando uma política de expansão territorial marcada pela violência.

JAPÃO: no Japão ocorreram duas coisas principais, que foram: A invasão da Manchúria, em Setembro de 1931. Os japoneses colocaram na Manchúria um imperador no poder, que era controlado pelos japoneses. Como a Manchúria era um território chinês, essa invasão desencadeou a guerra contra a China, que começou em 1935. A Sociedade das Nações protestou contra o Japão, mas o Japão não cedeu e retirou-se da sociedade.

ITÁLIA: a Itália invadiu a Etiópia em 1936. A Sociedade das Nações quis punir a agressão do exército italiano, impondo um embargo económico à Itália. Foi nessa altura que Hitler aproximou-se mais de Mussolini e passou a dar-lhe auxílio económico. No ano de 1939 a Itália conquistou e anexou a Albânia ao seu território.

ALEMANHA: em 1938 a Alemanha invadiu a Áustria, anexando-a ao território Alemão. Mais tarde, por meio de um plebiscito, o povo austríaco confirmou que apoiava a anexação. Então, em Março de 1939, a Alemanha invadiu a Checoslováquia. Com a integração da república Checa, a capacidade bélica da Alemanha cresceu de

forma significativa.

Hitler e Estaline, mercê da assinatura de um pacto de não agressão entre a Alemanha e a U.R.S.S., decidiram dividir a Polónia entre as duas potências, e em 1 de Setembro de 1939 invadiram a Polónia. Dois dias depois da invasão, A Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, dando início, então, à Segunda Guerra Mundial.

As Principais fases do conflito:

Para compreendermos melhor as fases da guerra, temos que conhecer os principais blocos de potências em conflito. São eles as Potências do Eixo e as Potências Aliadas. As Potências do Eixo contam com Alemanha, Itália e Japão. As Potências Aliadas contam com Inglaterra, França, União Soviética (Após a invasão da U.R.S.S. pela Alemanha) e Estados Unidos (após o ataque japonês a Pearl Arbor)

Primeira Fase: Inicia-se em Setembro de 1939 e termina em Junho de 1942. É reconhecidamente uma fase de grande expansão das potências do Eixo. Os alemães invadiram a Dinamarca e a Noruega em Abril de 1940, e em Maio invadiram a Holanda e a Bélgica, e mais tarde a França. Em Abril de 1941 os alemães invadiram a Jugoslávia e a Grécia, e então, rompendo acordos anteriores, o exército alemão invadiu a União Soviética. Os italianos avançaram no Egipto, e os alemães desembarcaram na

África. Os japoneses avançaram no Pacífico, atacando a base militar americana de Pearl Harbor.

O objectivo principal do Japão era formar um grande império asiático, com a conquista de regiões ricas em matérias-primas, sobretudo petróleo e borracha, necessários para manter sua máquina de guerra. Em Dezembro de 1941, a aviação japonesa fez um ataque-surpresa à base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi então que os Estados Unidos acordaram para a guerra. As divergências entre Estados Unidos e Japão já vinham de longa data.

Segunda Fase: as forças do Eixo foram contidas na Europa, Ásia e África. Foi então que os ataques aéreos americanos à Alemanha começaram. Em 1943, os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalingrado. A batalha de Estalingrado aconteceu na União Soviética e terminou com a derrota total dos alemães. Todo o prestígio que as tropas de Hitler haviam adquirido nas guerras da Europa Ocidental acabou-se em Estalingrado.

Terceira Fase: a terceira fase foi de Março de 1943 a Setembro de 1945 e foi a fase final da guerra. Nessa fase as forças do Eixo foram derrotadas, perdendo o Mediterrâneo. No dia 6 de Junho de 1944, o Dia D, os aliados desembarcam na Normandia. A Alemanha foi envolvida de todos os

lados pelos exércitos aliados. No dia 30 de Abril de 1945, vendo que a situação não estava favorável à Alemanha, Hitler suicida-se no seu bunker. No dia 7 de Maio, o alto comando alemão assinou à rendição incondicional da Alemanha. Contudo, a guerra só terminou completamente com a rendição do Japão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com