TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A America Anterior a Conquista

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERÍSTICAS

MAIAS

ASTECAS

INCAS

GOVERNO

No topo da pirâmide social, como interprete da vontade dos deuses está o halach-uinic, incorporando um poder as vezes rotativo, frequentemente partilhado, de uma nobreza hereditária que se distribui entre si os demais cargos religiosos, administrativos, comerciais ou militares. Política descentralizada.

Sistema monárquico, onde o imperador detinha poder político, militar e religioso. Reconhecidos como grandes guerreiros, os exércitos astecas eram muito numerosos e organizados sob o comando de chefes guerreiros ou oficiais responsáveis pela captura de grupos menores como prisioneiros.

O império inca se constituía numa monarquia teocrática hereditária, que tinha no centro da figura sagrada do inca, considerado “filho do Sol”, era ao mesmo tempo chefe político, militar e religioso.

ECONOMIA

A agricultura era a principal atividade econômica, cultivavam milho, cacau, algodão, tomate, pimentas, abacate, mamão goiabas. Não possuíam moedas, era na base da troca.

A economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho e do cacau, além de feijão, abóbora, tomate e pimenta, e da riqueza de peixes e crustáceos.

 A economia do império inca era baseada na agricultura. Cultivavam milho, feijão, abobora, batatas, algodão e tabaco. Também consumiam carne de lhama e peixes.

SOCIEDADE

A sociedade maia tinha uma organização descentralizada, com inúmeras cidades independentes que competiam entre si, cultural e comercialmente.

Os astecas possuíam uma sociedade hierarquizada, mas com mobilidade social. Na base estavam os escravos (prisioneiros de guerra) e os servos (tlatlocotin), já a maioria da população era composta pelos comuns (maacehualtin), acima estava a nobreza (pipiltin) os sacerdotes, os conselheiros (chuacoatl)  e o governante soberano (tlatoani).

A sociedade inca possuía uma estrutura hierárquica. A alta nobreza, formada por linha de parentesco com o Inca e pelas chefias de povos conquistados, exercia as funções privilegiadas de administração, do clero e do exército.

URBANISMO

As cidades maias construídas a partir de um núcleo politico-religioso com padrões urbanos bastantes desenvolvidos, com templos, palácios, escolas comunais, praça do mercado com ampla atividade comercial e a formação de bairros ao redor das cidades.

A sociedade de tenochtitlan era uma ilha, cercada por alguns lagos numa região pantanosa, que dificultava a construção de templos e cultivos de hortas. Seus templos e edifícios eram apoiados em pilares de madeira.

O movimento geral de urbanização desencadeado nos Andes na época de Tiahuanaco. A maioria delas que antes era centros administrativos, militares e cerimoniais, raramente ocupados por uma população numerosa e estável.

ESCRITA

A escrita era hieroglífica.

A escrita era hieroglífica.

Os incas elaboraram um complexo sistema de registro denominado de quipu (ou kipu) que consistia em um conjunto de cordões coloridos de nós, que podiam ser dispostos de várias maneiras.

RELIGIÃO

Os maias acreditavam em vários deuses como o Sol, a Lua e Itzamná.

Sua mitologia era rica em deuses e criaturas sobrenaturais, como a Água, a Terra, o Fogo, o Vento e a Lua.

O principal culto inca era o culto ao Sol (Inti), também cultuavam outras divindades associadas a natureza ou fenômenos naturais, como a Lua, o Trovão, a Terra, o Mar, as Estrelas. Havia ainda o culto de deuses locais, os Huacas, realizado em templos ou lugares considerados sagrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com