TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cabanada

Por:   •  28/2/2019  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

CABANADA

* Período regencial: Ocorreu entre 1831-1840, nesse período, teve muitas revoltas do povo, tais como: cabanagem, sabinada, balaiada revolução farroupilha, etc.

 D. Pedro I elaborou uma nova constituíção, aparentemente ela seria mais "liberal", porém não passava de uma constituíção conservadora e autoritária, ele tinha total poder. Desgastou o exército com batalhas, Isso causou crise e a falência do Banco do Brasil.

Com a morte de D. João, D. Pedro I arranja uma oportunidade para sair do Brasil e ir governar Portugal, deixando assim, seu filho D. Pedro de Alcantara para governar. O problema se daria ao fato de que ele tinha apenas 5 anos quando isso aconteceu. Deixando assim, o Brasil sem nenhum governador competente. "Usando do direito que a Consttituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr D. Pedro de Alcantara. Boa vista, sete de abril de mil oitocentes e trinta e um, décimos da independência e do Império. Pedro". Então, enquanto o herdeiro não tinha idade para governar, o Brasil foi submetido a ser comandado por regências. Então, o governo se tornou instável gerando assim, revoltas por todos os lados. Pelos problemas sociais, o povo não suportava mais a carga tributária, salários extremamente baixos, falta de prosperidade econômica, fome e miséria.

A cabanada, foi uma revolta popular, ocorrida entre 1832-1835 nos territórios de Pernambuco e avançando para Alagoas também. Eles viviam na floresta entre esses dois estados, em cabanas.

Foi um manifesto conservador, um fato que particularizava a cabanada, a maioria das revoltas, pensava em romper a lógica imperial que havia no Brasil. Os revoltosos, que eram compostos principalmente poi índios e escravos, queriam a volta de D. Pedro I ao poder, reconheciam-no como o verdadeiro comandante daquela estrutura e não o poder da regência. Lutavam também pelas suas terras na floresta, que normalmente eram invadidas por comerciantes de madeiras e proprietários rurais.

O líder da cabanada fora Vicente Ferreira de Paula, que após o fim, também se manteve ativo em outras revoltas.

A cabanada cortou relações com a elite local, tomando assim rumo anti-escravagista

No inicio, não havia pegada política e sim pilhagem "roubo ou espoliação praticada por um grupo de pessoas". Mas, conforme o tempo se passava, dados aos assassinatos dos proprietários onde eles invadiam e também as batalhas sangrentas obteve conotação politica. A luta durou cerca de 4 anos.

Teve-se repressão, por ter um carater restaurador, queriam restaurar o império.

Com a morte de D. Pedro I em 1834 os revoltosos perderam um pouco do propósito deixando o movimento fraco.

Para por um fim á revolta, Manuel de Carvalho Paes e Andrade e Antônio Pinto Chichorro da Gama venceram um exército de mais ou menos 4 mil soldados.

A Regência então manda o bispo D. João Marques Perdigão para tentar apaziguar a revolta. Se eles se rendessem, receberiam a anistia. Então, aos poucos as principais lideranças começaram a rendição. Aos mais pobres, eles dariam auxílio social. Causando assim um enfraquecimento. Os escravos não conseguiram atender suas pautas, alguns deles fugiram, outros voltaram ao cárcere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com