TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colonização De Exploração

Seminário: A Colonização De Exploração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Seminário  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do século XV e XVI, esses estados-nação começaram a retirar de suas colônias tudo de valioso que as tinham. Eles extraíram uma enorme quantidade de metais preciosos como ouro e prata, e matérias-primas como madeiras e peles.

Esse tipo de colonização era portanto baseado na retirada de recurso e riquezas naturais com o uso da mão de obra escrava humana.

No início do século XVI, com as grandes navegações e o descobrimento das Américas, o interesse em explorar e conquistar novas terras ganhou força, e assim surgem dois tipos de colonização: de Povoamento e de Exploração.

A colonização por exploração é um método onde prevalecem os interesses mercantis, ou seja, a terra é utilizada somente para dar lucros à metrópole. Essa permanência em novo território seria provisória, uma vez que as famílias dos navegantes exploradores ficavam no país de origem desses - no continente europeu.

Sendo a lucratividade o interesse principal, foram desenvolvidas várias técnicas que caracterizaram esse sistema de colonização; técnicas hoje conhecidas como "plantation"(Latifúndio, Monocultor, Escravocrata):

Latifúndio (extensa propriedade agrícola)

Monocultor (especialização de um produto, no Brasil foi o caso da cana-de-açúcar)

Escravocrata (força de trabalho escravo)

A lucratividade do plantation e das riquezas exploradas na colonia de exploração eram da metrópole, além disso, algumas características como a despreocupação com um mercado interno, acabaram por prejudicar aquela terra que viria a ser um país, mesmo não sendo essa a prioridade. Foi o que aconteceu com o Brasil, pois esse tipo de colonização acarreta em um "atraso" ideológico e financeiro em relação à Europa e às colônias onde foi usada a técnica de povoamento. Ou seja, o Brasil tinha que importar produtos de grandes países, o que aumentava suas dívidas e atrasava sua economia.

Em suma, a colonização por exploração não foi exatamente o método mais eficaz de expansão na América Latina; por outro lado, "não se pode povoar uma terra sem explorá-la, e não se pode explorar uma terra sem povoá-la.".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com