TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dama De Ferro

Monografias: A Dama De Ferro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

A DAMA DE FERRO

O filme mostra o cotidiano da vida de Margareth Tacher, seus afazeres pessoais, seus compromissos agendados. No momento. Margareth Tacher se encontra vivenciando a perda de seu esposo, companheiro assíduo. Ela o vê em vários momentos durante seu cotidiano diário. Ele está presente em suas memórias, tanto às antigas como às recentes, pois, no evoluir do filme, as lembranças de Margareth Tacher voltam ao passado, mostrando momentos de sua juventude como Miss Roberts. Relembra o início de seu casamento, a convivência com seus filhos gêmeos e o início de sua trajetória política, conseguindo se eleger como novo membro do parlamento de 1959.

Já atuando no Parlamento como Ministra da Educação, Margareth Tacher mostra a situação econômica da época, com greves, problemas de saneamento, de educação, de transporte, de energia, de emprego, entre outros.

Margareth Tacher, então Ministra da Educação, resolve concorrer a Primeira Ministra – líder do Partido, buscando manter o Partido Conservador. Porém, sua vida pública bate de frente com sua vida pessoal. Há conflitos familiares, pois para ser uma pessoa pública, deixou de lado sua família, seus filhos, seu esposo, enfim, deu mais atenção a seu cargo político do que aos anseios familiares. Nota-se que Margareth Tacher buscou alçar em seus ideais políticos deixando sua família em segundo plano, sempre.

Para concorrer a Primeira-Ministra, Margareth Tacher teve que mostrar-se uma líder, aprendeu técnicas de persuasão, a falar com mais autoridade, a impor-se, a elevar sua imagem.

Em 1979 Margareth Tacher se elegeu como Primeira-Ministra, cargo nunca exercido por uma mulher. E, em meio a sua posse, fez uma oração de São Francisco de Assis, mostrando a que veio: mudar e tomar as rédeas de seu país.

Voltando aos tempos atuais do filme, Margareth Tacher, idosa e num momento nostálgico, relembra de sua posse, da perda de seu porta-voz, da presença constante de seu esposo. E nesse momento está em consulta médica, onde, nota-se que suspeitam que ela não esteja conseguindo superar a perda do esposo, vítima de câncer. Mais, ela se sobressai, mostrando-se apta de suas faculdades mentais.

Em suas memórias do passado, Tacher relembra a crise econômica que passou o país, enfatizando o grande abismo entre os empregados e os desempregados, pois eram altos os índices de desemprego, as indústrias estavam em recessão, muitos gastos públicos, enfim, um verdadeiro caos. As cenas reais mostradas nos filme enfatizam a realidade vivenciada na época da crise econômica, onde a população se revolta, carros-bombas matando e ferindo pessoas em constantes atentados. Até mesmo Margareth Tacher e seu esposo sofrem um atentado a bomba no hotel onde estavam hospedados.

Em meio a recessão, Tacher governa com atitude, mesmo quando decide guerrilhar contra a Argentina pela Ilhas Falklands. Os custos desta guerra eram tidos como altíssimos para o momento que o país vivenciava. Mais mesmo assim, Margareth Tacher e sua equipe estiveram no comando desta força-tarefa tática em defesa da nação. E por fim, Margareth Tacher se consagra vencedora da guerra pelas Ilhas Falklands e o país a aplaude.

E nesse momento de superação, o país reage à crise econômica, crescendo, obtendo lucros, superando os tempos difíceis.

Mais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com