TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA DAS REVOLUÇÕES

Por:   •  12/6/2017  •  Dissertação  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

A dependência da Independência

A burguesia teve um papel importante na transformação da Europa, entretanto a definição deste grupo social tiveram muitos significados. O termo usado de burguesia dá-se ou associa-se ao comercio, ao burgo e capitalismo.

Segundo Marx e Engels, a burguesia era uma classe de capitalistas modernos, pois eram os donos de meios de produção e exploravam os trabalhadores assalariados.

Contudo, vários significados foram dados à burguesia nas regiões da Europa, como por exemplo, o individuo que possuía residência em uma cidade, tinha privilégios e baseava-se no direito de nascimento, isto no noroeste europeu, em outros países, ser portador de titulo legal corresponderia a um estatuto, pois sendo sua atividade rendosa, fazia com que tivesse uma vida semelhante a da nobreza.

Na visão dos operários e pessoas mais pobres, o burguês era visto como patrão, chefe, uma pessoa rica que oferecia emprego a classe inferior a sua. De um outro ponto de vista, a aristocracia os via como pessoas ridículas, de maus gostos e grosseiras.

Eram considerados burguês artesãos ricos, negociantes, os profissionais liberais, funcionários do governo, havendo assim uma composição heterogênea na sociedade burguesa. Então é durante a Revolução Francesa que esta burguesia tem destaque, passando a ter analises sobre esse grupo social.

Seria o burguês um capitalista¿ ou vice-versa¿

Não necessariamente pois existiam vários ricos que compravam cargos públicos e acabavam passivos da economia. Porem já havia muitos burgueses que poupavam os lucros de suas atividades, passando assim a investir nas industrias têxteis e de ferro, transformando-se em representantes da classe burguesa industrial, principalmente na Inglaterra, onde muitas pessoas de origem modesta chegassem a ser industriais.

O fato interessante é a distinção entre as classes burguesa e aristocrata, faz com que haja uma construção de identidade própria.

Já o capitalismo surge no Ocidente durante a Idade Média, onde se expande pelo mundo até o dias de hoje, é a economia que rompe as fronteiras do mundo.

O capitalismo passou por diversas fases desde a Revolução Industrial até os dias atuais, tendo a globalização como uma suposta nova fase.

O que chama atenção foi uma das teses de Karl Marx, onde ele acreditava que a produção capitalista criava um conflito entre as principais classes sociais: a burguesia e o proletariado, tendo ele dito que essa contradição de capital/trabalho, geraria conflitos por acabar por suas próprias bases, onde o proletariado assumiria o controle da produção eliminando o capitalismo e a propriedade privada, esta fadada a dar lugar ao modo de produção comunista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com