TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Das Revoluções

Tese: A Era Das Revoluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

A ERA DAS REVOLUÇÕES

Capítulo 2: A revolução industrial (Resenha)

No Capítulo 2 sobre a revolução industrial Hobsbawm relata o tardio impacto da revolução na Europa, visto que, o fato já existia na Inglaterra antes do termo. Dá-se então, um ponto inicial à revolução, em 1780, a qual prossegue até hoje.

O desenvolvimento das nações britânicas não se deu devido a superioridade tecnológicas e científica de tais, pois quem detinha essa superioridade eram os franceses. As condições para a revolução estavam contidas na Grã-Bretanha, mais de um século se passara desde que o primeiro rei fora julgado e condenado, desde então, o lucro privado e o desenvolvimento econômico foram aceitos como objetivo da política governamental. A partir daí, as atividades agrícolas já estavam predominantemente voltadas ao mercado. A agricultura já estava mobilizada a aumentar a produção e a produtividade de modo a alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento, fornecer um grande e crescente excedente de recrutas em potencial para as cidades e as industrias e fornecer mecanismos para o acúmulo de capital a ser usado nos setores mais modernos da economia.

A política já estava engatada ao lucro, os homens de negócios já estavam engajados no processo de conseguir mais dinheiro, contudo, a Grã-Bretanha possuía uma indústria admiravelmente ajustada à revolução industrial pioneira, em condições de se lançar no mercado algodoeiro e à expansão colonial.

Hobsbawm prossegue falando do comércio colonial, o qual criara a industrial algodoeira. As plantações das Índias ocidentais forneciam o grosso do algodão para a indústria britânica e em troca os plantadores compravam tecidos de algodão em apreciáveis quantidades. Entre 1750 e 1769 as áreas “subdesenvolvidas” adquiriram 529 milhões de jardas de tecidos de algodão, ultrapassando a Europa com 200 jardas.

O algodão, portanto, fornecia possibilidades astronômicas para tentar os empresários privados a se lançarem na aventura da revolução industrial. Com relação à maneira mais óbvia de se expandir a indústria no século XVIII, fala-se do sistema “doméstico” no qual se trabalhava a matéria prima nas casas, recebendo-a e entregando-a aos mercadores que estavam a caminho de ser tornar patrões.

Hobsbawm continua relatando que em 1830 a “indústria” e a “fábrica” no sentido moderno significavam quase que exclusivamente as áreas algodoeiras do Reino Unido, só a agricultura era comparável, embora estivesse em um visível declínio.

Entre 1830 e 1840 a indústria algodoeira apresentou uma acentuada desaceleração no crescimento e até um declínio na renda nacional britânica, esse período geral descontentamento social acarretando crises na economia que levaram ao desemprego e quedas na produção.

Dando prosseguimento fala-se da metalúrgica, que permanecia modesta a fundar ainda mais nas próximas décadas. Já mineração era forte no período, em 1800 a Grã-Bretanha produziu 90% do carvão produzido no mundo, essa indústria estimulou a invenção das ferrovias, os planos de construções de ferrovias começaram a serem feitos na maioria dos países do mundo ocidental. Em uma conjuntura feliz, as ferrovias, de imediato, revolveram virtualmente todos os problemas do crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com