TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Varagas

Monografias: A Era Varagas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

1) O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais e pobres que reagiam à miséria. Seus componentes básicos eram a religiosidade do sertanejo, o sentimento de revolta contra a omissão do governo, o repúdio à opressão e às injustiças da república dos coronéis. Assinale os movimentos rebeldes com essas características.

b) Canudos e Contestado

Resolução: Canudos era um arraial camponês instalado no sertão da Bahia e, acusado pelo governo republicano de monarquista, foi massacrado. Seu messianismo se deve à liderança mística de Antônio Conselheiro. A questão do Contestado ocorreu na divisa entre Paraná e Santa Catarina, envolvendo camponeses que lutavam contra a instalação de uma ferrovia na região. A liderança mística dos "monges" João Maria e José Maria foi duramente combatida - resultando em massacre da população local.

2) A respeito da Revolução de 1930, podemos afirmar que:

d) o Estado não era a expressão direta da hegemonia de grupos ou classes sociais, mas se converteu num poderoso instrumento de acumulação de capitais e de intervenção na economia.

Resolução: Alternativa escolhida por exclusão, pois o Estado "como um poderoso instrumento de acumulação de capitais e de intervenção econômica" é característica do Estado Novo (1937-45). Foi neste último que Vargas procurou implementar a política de substituição das importações e as indústrias de base, com forte participação do capital estatal. Considerar que a Revolução de 1930 deu origem, diretamente, a esse processo parece um tanto forçado.

3) A respeito da Ação Integralista Brasileira (A.I.B.), liderada por Plínio Salgado nos anos 30, tendo por lema Deus, Pátria e Família, assinale a alternativa INCORRETA.

e) Preservaram, até 1945, a aliança com Vargas, que dividiu o poder com os integralistas, após o advento do Estado Novo.

Resolução: Vargas nunca dividiu o poder com os integralistas (aliás, com ninguém). O apoio que a AIB deu à implantação do Estado Novo em 1937 foi logo em seguida de uma ruptura, que levou os integralistas a uma frustrada tentativa de derrubar Vargas, em 1938.

4) Do ponto de vista eleitoral, o coronel controlava os votantes em sua área de influência. Trocava votos, em candidatos por ele indicados, por favores tão variados como um par de sapatos, uma vaga no hospital, um emprego de professora. Boris Fausto - História do Brasil

A permanência do coronelismo na República Velha deveu-se:

d) ao clientelismo, resultado da desigualdade social, da precariedade de serviços públicos e da impossibilidade do cidadão de efetivar seus direitos.

Resolução: A República Velha consolidou os esquemas oligárquicos de origem colonial, legitimando o mandonismo local exercido pelos "coronéis". Por isso, o "coronelismo" foi a base de sustentação do Estado Oligárquico até 1930.

5) Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

Carta Testamento de Getúlio Vargas. O suicídio do Presidente Vargas ocorreu em 24 de agosto de 1954; entre as causas do trágico desfecho, destacamos:

b) o atentado a Carlos Lacerda e os graves problemas econômicos que impediam a continuidade do modelo nacionalista e paternalista.

Resolução A morte de Getúlio Vargas em 1954 insere-se no quadro da crise do Estado Populista que ele implantou na década de 1930, estruturado com base na política trabalhista paternalista e no nacionalismo econômico incapaz de romper a dependência externa.

6) Sobre o Estado Novo, implantado por Vargas em 1937, é INCORRETO afirmar que:

e) o liberalismo econômico e a neutralidade brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial, consolidaram o governo Vargas após o conflito.

Resolução: A fase do Estado Novo (1937-45) durante a Era Vargas teve caráter ditatorial. Nesse período, a economia foi marcada pela forte intervenção do Estado, e no campo da política externa, apesar da inspiração fascista, Getúlio Vargas, sob pressão dos EUA, apoiou os aliados na Segunda Guerra Mundial, contribuindo para o enfraquecimento do regime Varguista e para a redemocratização do país.

7) A política industrial da Era Vargas caracterizou-se por promover:

b) as bases para a expansão industrial, por meio de uma política econômica intervencionista, pragmática e nacionalista.

Resolução: A política econômica de Vargas, voltada para a implantação das indústrias de base e a substituição das importações, caracterizou-se pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com