TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exploracao Portuguesa No Brasil

Artigos Científicos: A Exploracao Portuguesa No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.651 Palavras (15 Páginas)  •  2.240 Visualizações

Página 1 de 15

‘’’’’’’’’’’’’Os portugueses tiveram pouco interesse pelo brasil porque eles estavam em busca de riquezas e ñ acharam no brasil. Daí o rei de Portugal enviou expedições exploradoras para o brasil e foi daí que descobriram o pau- brasil cuja sua madeira deu um grande valor comercial era usada para fazer móveis e etc. deu-se o nome pau-brasil por causa do seu tronco que possui a cor de brasa, escambo é a troca de coisas entre indígenas e europeus, com a diminuída do comercio o rei de Portugal D .João 3 criou as expedições colonizadoras comandada por marfim Afonso de Souza.

As capitanias hereditárias

Para dar continuidade a colonização o governo português dividiu o território em 15 imensas faixas de terra as capitanias hereditárias , e com a administração ficou 12 homens chamados os capitães donatários eles tinham direitos e deveres um dos deveres eram cuidar da defesa, expandir a fé cristã, desenvolver a agricultura da cana-de-açúcar na capitania. seus direitos eram 5% no negócio do pau-brasil, escravizar e vender índios, cobrar impostos em rios e portos, fundar vilas, doar sesmarias. A terra das sesmarias eram doadas somente a quem tivesse condições de produzir açúcar e dar lucro a Portugal.

Governo – geral

Por causa do fracasso da maioria das capitanias o rei de Portugal decidiu aumentar o controle sobre o brasil criando o governo – geral. Em março de 1549 chegou ao brasil o primeiro governador- geral , tomé de Souza, no mesmo ano de sua chegada Tomé de Souza fundou a cidade de salvador a primeira capital do brasil, o segundo governador foi Duarte da Costa e durante seu poder aconteceu a guerra de itapuã , o terceiro governador foi Mem de Sá durante seu governo os franceses invadiram a baía de Guanabara .

Dividindo para governar

Após a morte de Mem de Sá em 1572 o território colonial foi dividido em dois governos: governo do norte, com capital em salvador, e o governo do sul, com capital no rio de janeiro. O objetivo dessa divisão era melhorar a defesa e a administração do território. Em 1621 a metrópole voltou a dividir o território colonial em duas áreas administrativas: estado do maranhão com capital em são luíz e estado do brasil com capital em salvador. E em 1763 foi transferida para o rio de janeiro a capital o motivo foi controlar a saída do ouro.

As câmaras municipais

Durante a colonização o governo português criou também as câmaras municipais, órgãos encarregados de administrar as vilas e cidades brasileiras. Os vereadores eram escolhidos em sorteios entre os homens bons eles tomavam conta de impostos locais salário.

Igreja e governo na colônia

Logo que chegaram as terras brasileiras, as autoridades portuguesas erguiam uma cruz de madeira com armas do rei de Portugal demonstrando seu desejo de conquistar terras e expandir o catolicismo. A igreja católica tinha grande força no brasil colonial com normas e rituais como o batismo a confissão e etc.

Segundo capitulo a economia açucareira

Ao decidir colonizar as terras brasileiras, o rei de Portugal , D. João 3 teve de enfrentar três problemas: escolher o produto, conseguir dinheiro, e decidir qual seria a mão de obra empregada na produção.

O produto : foi escolhido o açúcar de cana.

O dinheiro: foi emprestado por banqueiros

Mão de obra: utilizou a dos índios

O motivo principal de os senhores de engenho preferirem o africano ao índio foi a alta lucratividade do tráfico atlântico. O comércio africano pelo atlântico dava lucro aos comerciantes portugueses e brasileiros e ao governo de Portugal ,que cobrava impostos sobre esse comércio.

O engenho

No tempo colonial o açúcar era feito em engenhos .engenho era o nome que se dava ao equipamento usado na fabricação do açúcar.

Agropecuária e mercado interno

No brasil colonial, além do açúcar, eram produzidos muitos outros gêneros, como fumo, algodão, couro, carne, aguardente, cacau e anil corante azul.

O fumo: planta conhecida dos indígenas, começou a ser cultivado a partir do século xvii a cachaça era um produto muito consumido no litoral de Pernambuco.

O algodão: produto nativo da américa era conhecido pelos indígenas que o utilizavam para ter suas redes .

O gado: teve desde cedo importante papel nos engenhos coloniais onde transportava a cana .

Os carros de boi eram usados também para transportar pessoas e artigos.

A produção de alimentos

A falta e o elevado preço dos alimentos tão comuns no brasil colonial causavam frequentes crises de fome que atingem os mais pobres . isso incentivou pequenos lavradores a se dedicar à produção de alimentos com destaque para a mandioca milho e feijão. O mercado interno era coisas vendidas pela população dos engenhos como para as cidades brasileiras. Pacto colonial era as relações entre colônia e metrópole. Ou seja o brasil só podia vender para sua metrópole e so podia comprar dela aquilo de que necessitava.

A sociedade colonial açucareira

No brasil colonial existiram várias regiões econômicas e diversas sociedades. As sociedades coloniais tinham duas características comuns: a escravidão, presente em quase todo o território colonial e uma hierarquia rígida. Os senhores de terras gado e escravos na base os escravos que não eram donos nem de si mesmos.

A sociedade colonial açucareira era complexa os senhores de engenho eram livres e brancos.

Os senhores de engenho

Os donos da sociedade açucareira era os senhores de engenho, lavradores obrigados conhecidos como homens livres se chamam assim porque possuíam terras onde cultivaram cana de açúcar.

Os comerciantes

As maiores fortunas no brasil colonial estavam nas mãos dos comerciantes de bois, mulas ,escravos ,carne ,farinha e etc

Os escravizados

Grande parte da população colonial era formada por africanos escravizados e seus descendentes. Do trabalho deles dependia o funcionamento da economia colonial: a lavoura , a pecuária , a coleta , a pesca , o transporte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com