TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia De Napoleao Bonaparte

Exames: A Influencia De Napoleao Bonaparte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 3

1. Crise do sistema colonial

No século XVIII, com o desenvolvimento das colônias, a elite colonial se tornava cada vez mais rica e passou a desejar o livre-comércio.

Por esta época a Revolução Industrial inglesa inaugurava a era da indústria fabril e da produção mecanizada. A Inglaterra queria aumentar as vendas e interrompendo o pacto colonial, seria possível comercializar com os novos países.

A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos mudou os rumos da América e inspirou os americanos que lutavam pela emancipação política.

Em 1808, as tropas napoleônicas invadiram a Espanha e provocou uma reações negativas do povo, já os criollos, aproveitaram o fato de que estavam sem um legitimo rei e formaram as Juntas Governativas.

2. Organização social e política da América Espanhola

A sociedade da América Espanhola era divida em cinco grupos:

• Criollos: Descendentes de espanhóis e em sua maioria eram os fazendeiros, donos de minas... etc

• Mestiços: Eram vistos como bastardos e ocupavam cargos simples e de pouca importância.

• Indígenas: A maioria da população era indígena e trabalhavam de forma obrigatória.

• Chapetones: Colonos nascidos na Espanha e sempre ocupavam os cargos mais importantes.

• Negros(escravos africanos): Considerados apenas como instrumentos de trabalhos.

3. A independência das colônias espanholas

O processo de independência da America espanhola se dividiu em três fases: movimentos precursores (1780 - 1810), as rebeliões fracassadas (1810 - 1816) e as rebeliões vitoriosas (1817 - 1824).

Na America do Sul, a luta pela independência era conduzida por Simon Bolivar, que tinha como objetivo formar uma grande nação no norte, Grã-Colombia, integrada por Venezuela, Colômbia e Equador.

Em 1819, após combater os espanhóis, Bolivar proclamou a independência de Grã-Colombia. Seis anos depois, um de seus generais, Antonio de Sucre, libertou o Alto Peru, nascia ali um novo país, Bolívia.

4. O fim do domínio espanhol

No final do século XIX, Porto Rico e Cuba eram os últimos domínios coloniais mantidos pela Espanha na América. A tentiva de independência em Cuba iniciou-se em 1868, mas não teve sucesso.

Quando a luta pela independência estava perto da vitoria, os Estados Unidos entrou em conflito e declarou guerra aos espanhóis. Espanha foi derrotada e aceitou a declaração de independência de Cuba e cedeu Porto Rico aos Estados Unidos, alem de outras áreas como Filipinas.

Os americanos mantiveram a ocupação militar em Cuba até 1902, quando o Senado dos Estados Unidos aprovou uma emenda constitucional, a chamada Emenda Platt, que dava ao país o direito de intervir em Cuba sempre que os interesses dos americanos estivessem ameaçados.

5. A formação dos países latino-americanos

Os primeiros países a reconhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com