TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA CORRUPÇÃO

Artigos Científicos: A ORIGEM DA CORRUPÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

QUAL A ORIGEM DA CORRUPÇÃO NO BRASIL?

INTRODUÇÃO

A Corrupção é um problema crônico no Brasil e, apesar de muitos atribuírem esse problema à falta de caráter daqueles que fazem parte de grupos representativos, como políticos e policiais, não podemos negar que mesmo nesses grupos existem pessoas que não se deixam corromper.

Os esquemas de corrupção também são relacionados à “Lei de Gerson”, que afirma que todos devem, de alguma forma, levar vantagem em tudo.Mas, a verdade, é que no Brasil a corrupção está intimamente associada à história do país.

É certo que a realidade da corrupção brasileira torna os cidadãos indignados, mas isso não pode servir de exemplo, ou seja, uma pessoa não pode pensar “tentar levar vantagem nisso, assim como os políticos fazem”.

A corrupção também se tornou mais intensa com o capitalismo, e hoje o enriquecimento ilícito de autoridades é uma das principais causas dos problemas sociais que o Brasil enfrenta.Nesses esquemas existem o corrupto e o corruptor, e todos saem favorecidos nesse tipo de crime.A corrupção no Brasil é resultado de um estado mal estruturado, cheio de burocracia e falhas de gestão.

Para diminuir a corrupção no Brasil é preciso reduzir os cargos públicos comissionados, reformar a legislação, oferecer pagamentos justos a todas as categorias profissionais, e regular e fiscalizar todas as instituições do governo.

DESENVOLVIMENTO

Os primeiros registros de práticas de ilegalidade no Brasil, que se tem registro, datam do século XVI no período da colonização portuguesa.O caso mais frequente era de funcionários públicos, encarregados de fiscalizar o contrabando e outras transgressões contra a coroa portuguesa e ao invés de cumprirem suas funções, acabavam praticando o comércio ilegal de produtos brasileiros como pau-brasil, especiarias,tabaco,ouro,diamante.

Um segundo momento refere-se a extensa utilização da mão - de- obra escrava, na agricultura brasileira, na produção do açúcar.De 1580 até 1850 a escravidão foi considerada necessária e, mesmo com a proibição do tráfico, o governo brasileiro mantinha-se tolerante e conivente com os traficantes que burlavam a lei.Apesar das denúncias de autoridades internacionais ao governo brasileiro,de 1850 até a abolição da escravatura em 1888,pouco foi feito para coibir o tráfico.Um dos país interessados em acabar com o tráfico escravo era a Inglaterra, movida pela preocupação com a concorrência brasileira às suas colônias açucareiro nas Antilhas.

Como a proclamação da independência em 1822 e a instauração do Brasil República, outras formas de corrupção como a eleitoral e a de concessão de obras públicas.

A corrupção eleitoral é um capítulo singular na história brasileira.Deve-se considerar que a participação na política representa uma forma de enriquecimento fácil e rápido,muitas vezes de não realização dos compromissos feitos durante as campanhas eleitorais,de influência e sujeição aos grupos econômicos dominantes no país(salvo raras exceções).

Outro registro peculiar desse período é o “sistema de degolas” orquestrado por governadores que manipulavam as eleições para deputado federal a fim de garantir o apoio ao presidente, no caso Campos Sales(presidente do Brasil de 1898 a 1902).

Durante as campanhas eleitorais de 1950, um caso tornou-se famoso e até hoje faz parte do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com