TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem de Roma

Relatório de pesquisa: A Origem de Roma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

A origem de Roma

A fundação de Roma é resultado da mistura de 3 povos que passaram a habitar a península itálica: Gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram uma economia baseada na agricultura e no pastoreio. A sociedade era formada por patrício e pebleus. O sistema político era a monarquia.

A religião era politeísta nesta época, com deuses semelhantes aos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes se destacavam pinturas de afrescos, murais decorativos e esculturas.

Organização social na Roma Antiga

Composição da sociedade romana e características:

A sociedade era desigualmente organizada assim como muitas sociedades antigas. Essa sociedade possuía pouca mobilidade social. Porém após muito tempo algumas classes conquistaram direitos sociais, como os plebeus que depois de muita luta adquiriram direitos políticos. Além disso tinha muita tenção entre as classes, originando revoltas e conflitos.

A sociedade romana

Era dividida em 5 grupos sociais distintos:

• Patrícios: Os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos, possuíam riqueza e escravos e eram a minoria da população.

• Plebeus: Eram a maioria Da população, era composta por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres tinham poucos direitos políticos.

• Clientes: mesmo livres os clientes possuíam uma grande dependência sobre os patrícios, era formada por estrangeiros e refugiados pobres.

• Escravos: camada sem nenhum direito social, eram comerciados entre patrícios e plebeus e não recebiam pelo serviço.

• Libertos: ex-escravos que conseguiram a liberdade .Geralmente trabalhavam para seu antigo dono.

Direito romano

Direito romano é um termo que se refere às regras jurídicas da antiga Roma, e mais tarde ao corpo de leis do país. Mesmo após 476 d.C o direito romano continuou a influenciar a produção jurídica dos reinos do ocidente.

A história do direito romano abarca mais de mil anos, da lei das doze tábuas até o corpus juris civilis por justiano. O direito romano pode ser dividido em fases:

• Época arcaica, época clássica, época pós-clássica e época justiniana.

A influência do direito romano dura até hoje em alguns países.

Religião romana: politeísta, com deuses semelhantes aos gregos, mas com nomes trocados, como Zeus(em romano Júpiter),Hades (em romano Plutão) entre outros. Muitos imperadores queriam uma adoração divina para si próprios, prática que começo com o imperador Júlio César.

Cultura

A arte na Roma antiga nunca foi ’’ original’’ pois sempre esteve em influência grega e depois sobre influência helenística também. A maior contribuição romana foi a literatura filosófica, jurídica e política. Na poesia destacam-se Ovídio, Virgílio, Marcial, Juvenal e Horácio. Filosofia: Plínio, Sêneca e Marco Aurélio.

Filosofia

A filosofia foi dividida em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com