TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem dos Povos Tupis

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DOS POVOS TUPIS

A origem dos povos Tupis ainda é incerta, contudo alguns pesquisadores desenvolvem a hipótese de que surgiram na região amazônica e foram dispersando-se pela costa atlântica em vários grupos espalhando-se pelo litoral no sentido norte e sul. Eram povos ágrafos então a pesquisa arqueológica segue a linha de achados cerâmicos, ou qualquer outro tipo de material que possa ser feito a análise datal pelo teste do carbono-14.

Os povos Tupis eram parcialmente nômades, já que as aldeias mudavam de lugar para locais vizinhos próximos da antiga localização, embora ainda procuravam lugares onde houvesse água doce, madeira, caça e pesca abundantes para se fixar. As aldeias Tupi eram construídas a pequenas distancias uma das outras, composta de quatro a oito grandes habitações protegidas por paliçadas (cerca feita com estacas apontadas e fincadas na terra) da altura aproximada de um homem.

Essas informações foram tiradas das ilustrações representativas da época feita pelos europeus, como a exemplo das ilustrações de Hans Staden, aventureiro mercenário alemão do século XVI. Novamente essa é uma visão do europeu ao indígena, o que não pode se ter como certeza absoluta sem comprovação arqueológica.  

As construções eram fortificadas apenas em regiões fronteiriças entre tribos inimigas, também não se tem dados concretos se essas fortificações eram comuns na cultura Tupi ou eram imitações das construções dos europeus.

As atividades diárias eram divididas por sexo, as atividades femininas se dividiam em cuidas das crianças, das plantações, e o fabrico de utensílios de barro. Os homens eram responsáveis pela alimentação e segurança da aldeia, como caça e pesca e a fabricação de armas e a derrubada de árvores para coivara.

Os Tupinambás também praticavam um ritual antropofágico, consumiam a carne do inimigo capturado acreditando que se apropriavam das virtudes do morto. Haviam também os pajés e caraíbas, os pajés além de suas funções tinham atividades semelhantes aos de outros da tribo. Os caraíbas gozavam de uma posição mais privilegiada, profetizavam, interpretavam sonhos, e conduziam cerimónias coletivas.

A certeza dos povos Tupis está nos achados de suas cerâmicas que puderam ser analisadas. Ainda falta conhecimentos sobre os povos primeiros ocupantes da região Brasileira. Qualquer visão desses povos deve ser analisada como parte do imaginário europeu e sua interpretação da sociedade dos povos autóctones.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com