TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atitude Científica

Seminário: A atitude Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

NN

Nome: Ivone Messias da Silva

Disciplina: Sociologia Profª Raquel Quintino

Título: A atitude Científica

Referência Bibliográfica: CHAUI,Marilena-Convite à Filosofia-Ed.Àtica 2000

Breve Bibliografia do autor: Marilena de Souza Chauí é professora de filosofia. Professora titular de filosofia e história moderna da Faculdade de letras e Ciências humanas da universidade de São Paulo, é mestre(1.967 com Merleau é a crítica do humanismo sob orientação do professor bento Prado de Almeida Ferraz Junior), doutora(1.971, com a introdução da leitura de espinosa, sob orientação da professora Gilda Rocha de Mello Souza) e livre docente de filosofia(1.997 Universidade de São Paulo).

Página Citação Conceitos Apresentados

314 “ Certezas como essas formam nossa vida e o senso comum , de nossa sociedade, transmitido de geração para geração,e, muitas vezes, transformando-se em crença religiosa, em doutrina iquestionável.” Nem tudo é como imaginamos. A ciência demonstra que família,raça,são criações sócio culturais.

315 “Ao que parece,há uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico, como e porque elas existem.” São subjetivos, isto é, exprimem sentimentos individuais e de grupos.

São qualitativos, isso é, as coisas são julgados por nós. Cada fato nos parece como indivíduo ou como ser autônomo.

316/317 “ O que distingue a atitude costumeira do senso comum?” Sob quase todos os aspectos , podemos dizer que o conhecimento científico opõe-se ponto a ponto às características do senso comum. Objetivo, homogêneo,quantitativo,generalizado,diferenciados( nem reúnem, nem generalizam por semelhanças aparentes mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam as estruturas diferentes.

318 “ Os fatos e os objetos científicos não são dados empíricos espontâneos da nossa experiência cotidiana, mas são construídos pelo trabalho de construção científica.” Teoria científica é um sistema ordenado e coerente de preposições ou enunciados, baseados em um pequeno número de princípios cuja finalidade é descrever, explicar e prever o modo mais completo possível. Um conjunto de fenômenos , oferecendo suas leis necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com