TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era das revoluções

Por:   •  11/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

A ERA DAS REVOLUÇÕES E DOS IMPÉRIOS

A) Escreva um texto explicando por que a Assembleia, que era a instância representativa dos “cidadãos”, fazia quase 200 anos que não se reunia? Que tipo de regime vigorava? Como eram as relações entre Estado e sociedade nessa época? Quem eram as pessoas que podiam participar da política?

No antigo regime da França, a Assembleia dos Estados Gerais, ou pode-se chamar apenas Estados Gerais, eles se reuniu até no ano de 1614. Depois de quase 200 anos sem se reunir, o Rei Luís XVl é praticamente obrigado a convocar os Estados Gerais no final de 1788 para se congregar, pois o Rei pretendia, por meio de uma reforma fiscal, aumentar os impostos, alargando o seu pagamento aos grupos sociais privilegiados. A nobreza e o clero recusar em aceitar esta proposta, com isso, o rei se sentir obrigado a se reunir com os Estados Gerais, sabe-se que não tinha como interver os acontecidos e precisava do mesmo. E a convocação induziu que as três ordens (o clero, a nobreza e os povos) para, juntos descobrirem soluções para a crise, formando a Assembleia dos Estados Gerais, e também, que organizassem as questões a serem debatidas nos chamados cadernos de queixas, que condensavam os desejos de reformas que antecedem a Revolução, sabe-se que naquela época era marcada pela tentativa de reorganizar os problemas da sociedade francesa. O rei Luiz XVl havia diversos motivos para convocar os Estados Gerais, pode-se mencionar, Déficit financeira da França, isto que dizer que o país em si não tinha uma distribuição social com todos; ainda convém lembrar que contínuas guerras contra a Inglaterra, e também fizeram que a renda descaísse; outro fator existente era a insatisfação do povo, que  sofria desde o tempo feudal, por conta dos privilégios dos nobres é os cleros.

Naquela época o governo era absolutista, o rei podia governar com poderes absolutos e complexos, ele controlava a economia, a politica, a justiça, e também a religião dos submissos. Existia a ausência de democracia, pois os trabalhadores não tinha o direito de votar segundo eles, nem mesmo dar opiniões ou sugestão no governo, pode-se afirmar que no governo os trabalhadores não tinham vez. Vale lembrar, que os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou geralmente eram condenados à guilhotina.

Naquela época o topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Com isso, a condição de vida dos desempregados estava se agrando e piorando, e aumentavam em larga escala nas cidades francesas.  A vida dos trabalhadores e camponeses era de grande miséria, entretanto, havia tendo uma condição social melhor desejava uma participação política maior e mais liberdade financeira em seu trabalho. 

b) A Revolução Francesa instituiu a ideia de representação política. Qual foi o tipo de regime político que ascendeu após a revolução. Quais eram suas caraterísticas e os seus principais elementos inovadores?

O regime politico após a revolução foi o surgimento do Terceiro Estados, eles eram os primeiros partidos com as opiniões diferentes.

Os girondinos eram os deputados de um departamento do interior da França, além disso, eram conservadores e representava a alta burguesia. Eles almejavam evitar uma participação maior dos trabalhadores, camponeses do interior e da cidade. Dando sempre ênfase aos interesses comerciais e a visão do mundo referente à burguesia. E eram conhecidos como partido da direita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com