TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASCENÇAO DO NAZIFASCISMO

Por:   •  5/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

Colégio

                   Aluna:                            N:        Turma:

         

                       ASCENÇAO DO NAZIFASCISMO

                                                      Curtiba

                                                        2016

                                         

                                             Introdução

Esse trabalho esta sendo apresentando com o objetivo de estudar e aumentar o aprendizado anteriormente já sendo apresentado em sala de aula, e de aumentar nossos conhecimentos sobre o nazismo e o fascismo.

Fascismo:

Terminada a Primeira Guerra Mundial, a Itália estava entre os vencedores. Mas o esforço de guerra foi pesado para os italianos, cuja economia, já frágil antes do conflito, sofreu perdas consideráveis durante seu desenrolar: estradas, ferrovias, fábricas, campos e cidades foram destruídos. a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas, o que ocasionou um aumento na inflação, desemprego, fome, dentre outros problemas econômicos no país.

Os capitais e as matérias-primas eram escassos e faltava mão de obra, pois quase 2 milhões de italianos haviam morrido ou achavam-se mutilados. E a Itália ficou com uma divida gigantesca publica, em decorrência de empréstimos para aplicar na guerra. Com isso o governo aumentou os impostos e emitiu moedas o que gerou mais inflação e aumento nos preços.

As indústrias contavam com a ajuda do governo, subsídios, financiamentos e proteção do Estado para reverter a produção de guerra para uma economia de paz. Mas o governo, com todos os problemas financeiros não pode ajudar as industrias, o que provocou a falência em vários grupos econômicos e só aumentou o desemprego no país.

Sua política exterior também n estava favorável. Franceses e ingleses tratavam a Itália como potência de segunda categoria, o que acabou ocasionando em 1919, sua saída da Conferência de Paz.

Para muitos italianos sua vitoria não fora compensadora. Mesmo seu território aumentado, não receberam todas as terras que lhe foram prometidas. Ocasionando na nação uma cultura de extremo nacionalismo. Por outro lado, os ex-combatentes achavam- se no dever de não permitir que a morte de seus companheiros de trincheiras tivesse sido em vão. Queriam ocupar as terras que negaram a Itália. Os ex-combatentes indignados com o governo se aproximaram de grupos nacionalistas, militaristas e fascistas que se formavam.

Foi entre os trabalhadores que as agitações começaram a principio. Incentivados pelos partidos socialistas e pelo Partido Popular, organizado pela Igreja, e influenciados pela Revolução Russa, fizeram varias greves e ocupações de grandes latifúndios.

Assustados e com medo, os grandes proprietários rurais respondiam com a violência das milícias particulares formadas por ex-combatentes. O movimento grevista teve maior força em 1920, com a ocupação das fábricas pelos “guardas vermelhos” e os comitês de fábrica, liderados pelos partidos socialistas e populares.

Com medo desse avanço, o próprio Partido Socialista Italiano e os líderes sindicais assinaram um acordo com os patrões. Segundo o tal acordo, os trabalhadores poderiam ter controle das empresas a qual trabalhavam. Porém, quando as fábricas foram evacuadas, o controle operário praticamente deixou de existir.

E assim, foi à ascensão do fascismo da Itália.

Nazismo:

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), teve muitas crises e problemas devido a destruição da guerra, polos de poder acabaram (Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, etc.). Na América, os Estados Unidos, com sua economia intacta, se tornaram os "banqueiros do mundo". Na Ásia, após a Revolução Meiji (1868), o Japão se industrializara se tornou imperialista e aproveitou o conflito mundial para estender seu poderio na região.

Na descrença dessa sociedade pós-guerra, os valores liberais (liberdade individual), política, religiosa, econômica, etc. começaram a ser colocados sob suspeita por causa da impotência dos governos para fazer frente a crise econômica capitalistas que empobrecia cada vez mais exatamente o setor social que mais defendia os valores liberais: a classe média.

Esta crise permitiu a ascensão do poder do partido Nazista, liderado por Adolf Hitler.

A partir das ideias racistas de Hitler e de seu poder de persuasão, surgiu na Alemanha um regime totalitário e militar que era baseado na idéia de regeneração nacional, a qual se daria por meio do extermínio das raças e grupos sociais considerados impuros (judeus, negros, homossexuais, etc). Durante este regime aconteceu o Holocausto, episódio da história mundial em que milhares e milhares de pessoas foram mortas cruelmente por uma nação completamente dominada pelas ideias nazistas.

Os nazistas eram contra os Judeus, não apenas por causa de sua religião, mas porque era um grupo que em sua grande maioria era composta por classes altas.

Nazifascismo:

Ambos, fascismo e nazismo, acabaram influenciando as ideias políticas no mundo todo, chegando fatalmente ao Brasil e influenciando a história política do nosso país, especialmente no período da ditadura militar.

Os regimes fascista e nazista acabaram por adquirir grande poder popular e admiração das classes trabalhadoras, pois criaram leis e se posicionavam ao lado destas classes, mesmo que de forma fictícia. Faziam eventos e trabalhavam a mentalidade do povo de modo a aumentar sua autoestima e o sentimento de nacionalismo, pois precisavam do povo ao seu lado para realizar suas propostas políticas. O Nazismo, por exemplo, realizou um grande programa social para as massas populares, dando-lhes férias, esportes dentre outras conquistas que antes não existiam. A ideia era “distrair” a atenção das pessoas beneficiando-lhes, para que assim pudessem tê-los ao seu lado, enquanto que se utilizavam destas mesmas pessoas para exterminar muitas outras, seja física ou moralmente. Sua essência, portanto, está no totalitarismo, na ideia de que o chefe de Estado controla tudo e todos. Por conta disso, este mesmo chefe era tido pelo povo como um “herói”, alguém intocável, acima de qualquer suspeita. O objetivo final era a homogeneização da sociedade, ou seja, aqueles que estivessem fora dos padrões deveriam ser eliminados de alguma maneira, marginalizados, escravizados, mortos. Para conseguir tais objetivos, estes regimes se utilizavam exageradamente do medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com