TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Albert Einstein

Trabalho Universitário: Albert Einstein. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  5.732 Palavras (23 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 23

ALBERT EINSTEIN

Einstein: O revolucionário da Física.

Introdução

Albert Einstein, um alemão, que se interessa por Física desde sua infância. Em seu caminho de estudioso e pesquisador, ele sempre se cruza com coisas que não lhe satisfazem, ele é curioso, busca a todo momento respostas para o não-explicável, tenta desvendar o Universo e consegue.

Einstein tem um papel muito importante na história da ciência - Física e Matemática - Também é ele quem faz descobertas incríveis, as quais usamos até hoje, além de serem ponto de referencias para outros estudos e descobertas.

Este é então o objetivo deste trabalho, ver através do homem, do pesquisador, do gênio Einstein que os estudos da Física são pontos referenciais para o entendimento do Mundo e do Universo.

Nasce um revolucionário da Física

Em 14 de março de 1879, nasce Albert Einstein, o primogênito de Hermman Einstein, comerciante de penas de ganso, e de Pauline Einstein. Conta-se (1) que o recém-nascido da rua Bahnhofstrasse 135, mais parecia um monstrinho afinal, tinha uma cabeça pontiaguda e, por esse motivo, sua mãe também o considerava assim. Em 1880, Einstein, juntamente com sua família, mudaram-se para Munique.

Sua infância não foi muito normal, pois ao invés de juntar aos meninos de sua idade, Einstein gostava de brincar sozinho e sua brincadeira preferida era montar castelos de cartas. Quando ia participar de algum jogo, ele preferia ser o juiz o que demonstra seu caráter forte e, às vezes difícil.

Quando Einstein tinha cinco anos, seu pai presenteou-o com uma bússola, com a qual, ele ficou fascinado. Vendo o instrumento, queria saber o porquê da agulha apontar para o norte e porque, dentro da bússola, não se via o que empurrava a mesma agulha. Brincando com o presente ganho do pai, Einstein fascinou-se, então, pelo magnetismo, durante o resto da sua vida, entretanto, mesmo estudando posteriormente, mas não conseguiu explicar como o magnetismo se encaixava no Universo. Possivelmente esta foi uma das razões de Einstein ter se interessado pela ciência.

Outra razão que se pode apontar em relação a isso diz respeito ao fato de seu tio Jakob ter-lhe ensinou álgebra e matemática. O tio vivia dando-lhe alguns problemas para que o pequeno Einstein se distraísse. Considerando esta situação, vê que isso não é normal e nem seria divertido para qualquer outra criança de sua idade, todavia para ele o era.

Em 1886, com apenas seis anos, Einstein entrou na primeira série do ensino fundamental, numa escola católica, era o único aluno judeu de sua sala e também demosntrava excelência enquanto estudante. Segundo o jornal Folha de São Paulo (2): “Pauline escreveu para sua mãe:’[Albert] foi novamente o melhor; o boletim é brilhante.”. Após alguns anos na escola, Einstein se transferiu para outra, chamada Luitpold Gymnasiun, a qual ele odiou, pois teria de esperar sete anos para poder aprender física, já que assim estabelecia a regra.

Einstein teve uma pequena ajuda da família, pois por serem judaicos, mantinham uma tradição de toda semana receber um jovem judaico podre; sorte de Einstein, pois esse jovem era um tal de Max Talmud, que estudava medicina. Ao ver o interesse de Einstein pela ciência, sempre que podia, trazia alguns livros que tornavam-se cada vez mais complicados. Com onze anos, Einstein passou a se desinteressar pela escola, ali ele tinha de aceitar tudo o que lhe diziam,desse modo, e só pensava em sair dela.

Em 1894, com a falência de seu pai Hermman, a família Einstein resolveu mudar-se para a Itália. Mas Albert, infelizmente não teve a sorte de se mudar junto com eles, pois estava perto das datas de seus exames, então resolveram deixá-lo em uma pensão para que pudesse continuar seus estudos. Einstein já não agüentava mais ficar naquela escola, foi quando começou a arquitetar um plano, o qual logo colocou em prática. Conseguiu um atestado falso, que dizia ter ele estafa mental e uma carta do professor de matemática que atestava suas palavras. Diante disso, Einstein Consegue finalmente sair da escola, mas o que o tirou mesmo de lá, foi o fato dele ter “quebrado” uma das regras da escola.

Einstein foi para Pávia, na Itália, onde sua família estava, a sua chegada os deixou muito surpresos. Decidiu entrar para a universidade Escola Politécnica de Zurique, na Suíça,. Fez a prova com dois anos a menos da idade média , mas foi reprovado na área de humanas e em línguas, entreanto seus conhecimentos nas áreas de matemática e física impressionaram os examinadores.

Em 1900, Einstein fez seus exames finais, mas não se saiu muito bem. Seus planos para o futuro seriam: casar-se com Mileva (mesmo que seus pais não gostassem da moça), montar uma casa, arranjar um bom emprego e desvendar os mistérios do universo. No ano seguinte, ele recebeu uma carta avisando-lhe que não participaria do serviço militar, pois seu pé era chato e por ter varizes, isso o deixou muito contente, pois aquele não era seu objetivo: servir ao exército.

Depois de formado, foi recusado em vários empregos, mas conseguiu um “bico” de professor numa escola técnica, além disso, tornou-se professor particular. Um amigo chamado Marcel soube de um emprego no Escritório de Patentes, só que o serviço ficava em Berna. Einstein deixa sua família e Mileva, na Hungria, e parte para lá o mais rápido que pode. Quando chegou, Einstein colocou uma nota no jornal, que informava ser ele professor de matemática e física, enquanto o anúncio oficial do novo emprego não saia. O único interessado que apareceu foi Maurice Solovine, um estudante romano, que se deu muito bem com ele. Depois que as aulas se acabavam, juntava-se a eles Conrad Habicht, que estava estudando matemática para ser professor. Os três só falavam em ciência, filosofia e algumas outras coisas, então resolveram montar uma sociedade, cujo nome era: Academia Olímpia. Logo depois de montarem essa sociedade, a oferta de emprego saiu. Seu serviço era examinar os fundamentos de cada invenção que as pessoas criavam e se elas faziam algum sentido.

Mas nem tudo eram flores em sua vida. Mileva, que ainda morava com seus pais na Hungria, estava grávida de Lieserl, que nasceu em 1902, por lá mesmo. Com medo de perder o emprego e do que sua família pudesse vir a fazer, Einstein escondeu isso de todo mundo, até mesmo porque ele ainda não era casado com a moça. Um ano depois sua filha Lieserl, foi deixada na casa dos pais de Mileva, (porque ela iria para Berna e mesmo ano se casaria com Einstein), que a adotaram. Os pais de Einstein não gostavam muito de Mileva, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com