TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alemanha Oriental

Exames: Alemanha Oriental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 4

Alemanha oriental

Sistema socialista e capitalista

Em 1949, as duas super potências da época (Estados Unidos e União Soviética) dividiram o território alemão em dois países: a República federal da Alemanha (Alemanha ocidental), de regime capitalista, com capital em Bonn, e a república democrática alemã (Alemanha oriental), de regime socialista, com capital em Berlim oriental. A Alemanha ocidental ficava na área de influencia dos Estados Unidos, e a oriental, na área de influência da União Soviética. A cidade de Berlim também foi dividida em duas: Berlim oriental (socialista) e Berlim Ocidental (capitalista).

Nos anos que se seguiram a divisão do país, os alemães ocidentais e os orientais conseguiram, à custa de muito esforço, recuperar-se das enormes perdas sofridas na Segunda Guerra. Mas já nos anos de 1990 se podia notar que os alemães ocidentais tinham um padrão de consumo maior que os orientais. Embalada pela ajuda norte-americana, a economia da Alemanha ocidental crescia a passos largos. Seu PIB tinha alcançado a do Reino Unido e o da França.

Essa situação de prosperidade estimulou a fuga de alemães da porção oriental para a ocidental. Só na primeira semana de agosto de 1961, o número de alemães que se mudaram chegou a 40 mil. Diante disso, as autoridades da Alemanha oriental mandaram erguer o muro de Berlim.

Nas décadas seguintes, a diferença no ritmo de desenvolvimento das duas alemanhas aumentou: a Alemanha oriental, socialista, era um país razoavelmente desenvolvido, mas a Alemanha ocidental, capitalista, tinha se tornado um dos países mais ricos do mundo. Outro ponto a favor da Alemanha Ocidental: o país vivia em regime democrático, em que os cidadãos elegiam os governantes e podiam manifestar livremente suas opiniões.

Descontentes com a falta de liberdade política, os habitantes de Berlim oriental promoveram uma serie de manifestações, exigindo melhor qualidade de vida e democracia. O lema dos manifestantes era Wir sind das Volk (“O Povo somos nós”). Pressionado, o governo da Alemanha Oriental autorizou a derrubada do muro de Berlim, fato ocorrido em 9 de novembro de 1989.

Logo depois desse episodio, iniciaram-se conversações para a reunificação do país. Depois de longas negociações, que envolveram o chanceler da Alemanha Ocidental Helmut Kohl e o líder soviético Mikhail Gorbachev, a União soviética aceitou retirar suas tropas da Alemanha, após 45 anos de ocupação.

Em julho de 1990 realizou-se a união monetária e econômica entre as duas Alemanhas, tendo o marco como moeda única. Em três de outubro do mesmo ano a Alemanha voltava a ser um só país.

Pontos positivos e negativos no sistema socialista na Alemanha oriental:

Pontos positivos: igualdade entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.

Pontos negativos: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas e falta de democracia.

A economia do lado socialista se baseava na agropecuária e nas poucas indústrias existentes. A RDA, assim como os outros estados socialistas nascentes, não foi beneficiada pelo Plano Marshall por causa da reforma agrária, nacionalização das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com