TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arasha

Tese: Arasha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

ARAXÁ

*O desenvolvimento do Serviço Social passou do método tradicionalista para um processo modernizador, que iria atuar diretamente com o indivíduo, rompendo uma barreira econômica social.

Através de relatos de um grupo de Assistente Social criou o documento de “Araxá” trazendo uma proposta de modernidade que visava promover atividades de capacitação para o indivíduo e sua família.

*Teresópolis

Outro documento foi criado, o documetno de Teresópolis caracterizava o estudo dos individuos. Os profissionais participantes de encontro criaram modelos de texto programáticos, com praticas profissionais e metodologia científica com diagnósticos de planejamento.

Araxá e Teresópolis considerados marcos históricos, levou o Serviço Social a uma modernização conservadora, na qual o seu foco de trabalho é a realidade vivida pela classe trabalhadora. Os Seminários de Sumaré abordava os temas científicos, fenomenológicos e dialéticos que visavam a reatualização do conservadorismo.

O resultado final destes seminários resultou na elaboração do Código de Ética Profissional, uma conquista da classe que tinham como principais primícias: reivindicação de direitos, cumprimento de deveres, regularização das leis, elaboração de estratégias de abordagem na atuação e dinâmicas educativas no desenvolvimento das relações sociais.

A reconceituação trouxe uma nova visão e mostrou o caminho a ser seguido na atuação do profissional, tanto na teoria quanto na pratica, projetando e planejando medidas que tragam soluções sobre a questão social.

*O movimento de conceituação foi o marco na história do serviço social, que vem para desenvolver um profissional preparado para trabalhar com a realidade Brasileira, reformulando o assistente social para ser um profissional preocupado com as questões sociais e bem intendido do contexto sócio econômico que o Brasil vivia.

A reconceituação deu novo rumo a profissão, tanto na téoria quanto na pratica, logo estamos falando também das influências das correntes filósoficas no serviço social, Porque o positivismo relaciona-se com a concepção tradicional; o existencialismo com a concepção humanista moderna; a dialética com a concepção dialética e a fenomenologia com a concepção analítica . Fundamentos teóricos que acompanham os profissionais até a atualidade, e são de mi

*O Documento de Teresópolis alcança o triunfo da perspectiva modernizadora, porém não acresceu nada de base conceitual inédita em relação ao de Araxá, mas esboçou uma preocupação com a semântica e a busca pela cientificidade por meio do conhecimento e da aplicação que se conhecia.

Esses documentos tiveram uma importância nacional e internacional, sendo divulgados além das nossas fronteiras políticas. Em terras brasileiras, estes tiveram suas discussões regionalizadas e analisadas posteriormente, relacionando seus caracteres, objeto, objetivo de estudo.

* à integração teoria-prática e apontam para a requalificação do assistente social, definem nitidamente o perfil sociotécnico da profissão e a inscrevem conclusivamente no circuito da modernização conservadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com