TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Primeiras Civilizações

Ensaios: As Primeiras Civilizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

As primeiras civilizações

O surgimento das civilizações.

A origem das civilizações se deu com a invenção da agricultura, quando os homens deixaram de ser nômades para se transformarem sedentários, ou seja, para morar num lugar fixo. Com a invenção da agricultura, surgiu o comércio, com o comércio surgiu os vilarejos, com os vilarejos surgiram as colônias, com as colônias surgiu a religião, e com a religião surgiu a escrita...

Com a agricultura, onde o homem desenvolveu técnicas de irrigação e adestrou animais para ajudá-los no plantio e na colheita, os homens, agrupados em terras férteis, deram vida aos vilarejos, que foram os embriões de sociedades mais estruturadas e complexas que vieram a se formar as civilizações.

Desses vilarejos, verdadeiros assentamentos urbanos, surgiu uma classe social de mercadores, que logo enviaram expedições a terras estranhas e fundaram as colônias para comercializar. Também desenvolveu-se templos religiosos; e mais tarde, um poder civil separado da religião. Com a religião, já disse, surgiu a escrita.

A Mesopotâmia:

O nome mesopotâmia, em grego, significa: entre rios. A Mesopotâmia está situada entre os rios Eufrates e Tigres, no sudoeste da Àsia. Por possuir poucos obstáculos, a Mesopotâmia era de fácil acesso, e isso era um ponto fraco em sua segurança, pois, por causa da facilidade de sair e entrar que ela muitas vezes foi ocupada e dominada por outros povos.

As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2,5 mil anos. Os responsáveis para o seu desaparecimento foram os seguintes povos: os persas, os macedônicos, os àrabes, os mongósi, e etc. Assim, a região foi perdendo vestígios de sua história, com as suas cidades sendo destruídas e cobertas pelas areias com o passar dos anos. Uma vez destruída, as líguas faladas na Mesopotâmia desapareceram, e o mundo mesopotâmico, com isso, foi sendo esquecido de vez.

Os povos que viveram na Mesopotâmia desenvolveram a matemática, a astronomia, a escrita e etc. A região foi ocupada por povos como os sumérios, os babilônicos, os assírios e entre outros.Os Sumérios.

Os sumérios chegaram na Mesopotâmia um pouco antes do IV milênio a. C, e nos mil anos seguintes fundaram cidades e desenvolveram sua escrita curreiforme, que eram gravadas em tabuletas de barro.

Os sumérios foram os primeiros a criar uma vida urbanizada na Mesopotâmia. Eles colonizaram os pantanais do Baixo Eufrates que, somando-se ao Tigre, desagua no golfo Pérsico. A origem dos Sumérios é completamente desconhecida, e sua língua nao se assemelha a nenhuma outra.

Eles, os Sumérios, desapareceram a 4 mil anos.Os Acadianos.As cidades sumérias foram conquistadas pelos Acadianos. Liderados por Sargão o Grande, que era um rei guerreiro, por volta de 2400 a.C, eles tomaram a cidade semita chamada Akkad (Acade) que ficava no norte da Suméria. Depois, foram conquistando as outras cidades suméricas.

Os reis acadianos foram os primeiros a manifestar a ambição de governar o que consideravam a terra toda. Construiram um império que se estendia o golfo Pérsico ao mar Mediterrâneo, o qual, por volta de 2100 a. C desmoronou, com a invazão de Hamurabi, o rei da Babilônia.Os Babilônios.

Os sumérios, os acadianos, e os assírios ficaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com