TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sociedades Recoletoras

Por:   •  10/5/2015  •  Monografia  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Básica e Secundária da Calheta

[pic 1]

Ano Lectivo 2010\2011

   

 Trabalho elaborado por:

Pedro Nunes n.º 18

[pic 2]

Introdução ……………………………………………………………………………………………. 1.ª Página

Do Australopiteco ao Homo Sapiens Sapiens ………………………………………… 2.ª Página

A bipedia …….………………………………………………………………………………………… 3.ª Página

O domínio do fogo…………………………………………………………………………………. 4.ª Página

Conclusão………………………………………………………………………………………………. 5.ª Página

Bibliografia…………………………………………………………………………………………….. 6.ª Página

[pic 3]

Neste trabalho eu vou falar sobre as sociedades recolectoras: o que fabricavam, que descobertas fizeram, como evoluíram, etc.

      Venham ver!

[pic 4]

O aparecimento do mais antigo primata a apresentar algumas características humanas – o australopiteco – ocorreu há cerca de 3 milhões de anos. Este evoluiu num lento processo chamado Hominização.

Aproximadamente 5 milhões de anos depois surgiu, também na África Oriental, o primeiro verdadeiro hominídeo – o Homo Habilis. A bipedia, deixando-o com as mãos livres, tornou-o num criador de utensílios de pedra - os calhaus talhados - que utilizava para cortar a carne dos animais que se alimentava. Esta capacidade de criar objectos exige uma coordenação entre o cérebro e a mão, que é um sinal de inteligência. Inicia-se assim o Paleolítico, período da História caracterizado pela utilização de utensílios de pedra lascada.

 

[pic 5]

         

Esquema da evolução do Homem

[pic 6]

        O nosso antepassado australopiteco já era bípede. Isto foi devido a uma importante alteração climática ocorrida na África Oriental e do Sul, modificando as paisagens e a forma de vida. O clima tornou-se mais seco e, por essa razão, os hominídeos foram obrigados a abandonar as florestas e a viver na savana. Esta paisagem aberta levou os nossos antepassados a andar mais tempo em pé, de forma a vigiar a aproximação de predadores.

        Com o decorrer dos tempos a postura vertical tornou-se definitiva levando a outras importantes alterações do corpo. A mão, já semelhante à nossa, permitiu aos nossos antepassados utilizar instrumentos que possuíam. O crescimento do crânio proporciono-lhes um cérebro maior, permitindo tornarem-se num criador de utensílios e resolver os problemas que tiveram de enfrentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (392.3 Kb)   docx (653.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com