TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Elementos

Artigos Científicos: Atps Elementos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 3

RELATORIO-2

Nesta 2ª etapa da ATPS elaboramos uma Relatorio chamado 2 eixo Arvore

Eixo-árvore - se movimenta, junto com seus elementos ou independentemente deles, como eixos de afiadores (esmeris), rodas de trole (trilhos). Os eixos e árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais, sendo mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão, de acordo com a solicitação de esforços os eixos podem ser de: aço ao carbono, aço-níquel, aço cromo-níquel, aço-manganês. Eixos e árvores com finalidades específicas, podem ser fabricados em cobre, alumínio, latão ou plástico. Os eixos podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados. As árvores podem ser estriadas, ranhurados e flexiveis. O eixo cardan é um sistema de transmissão, muito utilizado em veículos com tração 4x4, tem a função fornecer independência às forças, por meio de um tipo de articulação.

Etapa 3

Pesquisar sobre mancais de rolamento e mancais de deslizamento e responder às perguntas abaixo:

O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo. O funcionamento das maquinas modernas depende, principalmente, do funcionamento perfeito dos mancais nelas existentes. A falha dos mancais sejam eles deslizamento ou de rolamento, é motivo suficiente para fazer as maquinas pararem de funcionar,causando prejuízos para a produção.

Mancais de Deslizamentos.

São constituídos de uma bucha fixada num suporte, são usados em maquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, por que a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.

O uso de buchas e de lubrificantes permite reduzir esse atrito e melhorar a rotação do eixo.

As buchas são, em geral, corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, são feitos de materiais macios como o bronze e ligas de metais leves.

1º Quais as principais características de cada mancal?

Os mancais de deslizamento são elementos de máquinas sujeitos às forças de atrito. Tais forças surgem devido à rotação dos eixos que exercem cargas nos alojamentos dos mancais que os contém.

Quando necessitamos de mancal com maior velocidade e menos atrito, o mancal de rolamento é o mais adequado, são classificados em função dos seus elementos rolantes( rolamentos de esfera, de rolo e de agulha).

2º Qual a características quanto a vida útil de cada mancal?

Para aumentar a sua vida útil alguns parâmetros de construção devem ser observados:

• Os materiais de construção dos mancais de deslizamento deverão ser bem selecionados e apropriados a partir da concepção do projeto;

• Os mancais deverão apresentar um sistema de lubrificação eficiente;

• Facilidade de desmontagem e substituição;

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com