TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula

Ensaios: Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 2

Nessa atividade, você irá realizar uma análise da relação entre a escola e a comunidade (tomando como ponto de partida o texto disponibilizado na sala que trata da questão da exclusão escolar).

O texto, de autoria de François Dubet, procura apontar caminhos para a seguinte questão: Qual é o lugar da escola numa estrutura social que desenvolve processos de exclusão? A partir dessa situação central o autor discorre, tomando como pressuposto a análise do sistema educacional e a relação com a sociedade na França, qual é a participação da escola nos processos de exclusão. O autor refuta as análises tradicionais da relação da escola com a sociedade, em que ora a exclusão aparece como resultado apenas do sistema educacional e ora a exclusão é associada ao mercado e ao desemprego e toma a escola como vítima.

Assim, para Dubet (2003), a escola não reproduz apenas as desigualdades sociais, mas possui um papel importante na relação entre desigualdade e exclusão que precisa ser analisado pelo professor. E é esse o objetivo dessa atividade de análise.

Com base em seus registros da observação realizada na escola, do contato com a equipe diretiva e leitura dos documentos que orientam as políticas educacionais da escola que você estagiou, a análise que você deverá fazer deve responder aos seguintes questionamentos:

1. Partindo do pressuposto que a exclusão é uma marca de nossa sociedade presente de alguma forma no ambiente escolar ou na relação da escola com a comunidade, relate algum aspecto da exclusão escolar no sentido apontado por Dubet (2003) que você vivenciou na sua observação.

2. Quais são as atividades desenvolvidas pela escola internamente ou na relação com a comunidade para tratar de aspectos relacionados à exclusão escolar?

3. Na leitura que você realizou do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a questão da exclusão escolar aparece como uma diretriz ou uma preocupação da escola? Em que sentido? Se não aparece, em que sentido você considera que a escola não trabalha essa questão?

Observações:

1. Entregue seu trabalho em documento de texto;

2. Para cumprir o total de horas da atividade, é preciso atender aos 3 requisitos acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com