TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Babylonia

Resenha: Babylonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

"Com o crescente desenvolvimento econômico da Babilônia, suas classes sociais ficaram assim definidas: logo abaixo do rei, situavam-se os sacerdotes e as sacerdotisas que desempenhavam funções religiosas, os altos funcionários e os grandes senhores de terras.

Seguiam-se os comerciantes, os escribas e os artesãos especializados que constituíam a maior parte dos cidadãos livres. Abaixo estavam camponeses, pastores, pescadores e artesãos, semi-livres, diretamente subordinados ao rei, seguidos pelos escravos (devedores ou prisioneiros de guerra)."

A sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes versados em ciências e respeitados, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.

O poder da Babilônia renasce com a destruição dos assírios pelos medos, povo oriundo das margens do Mar Cáspio.Aliados dos medos, os caldeus aproveitam-se da vitória contra os assírios e recuperam o domínio babilônico a partir de 614 a.C. Nesse ano, Nabopalasar funda uma nova dinastia e inicia o 2o Império.

O reinado do seu filho, Nabucodonosor (604 a.C.-562 a.C.), tem início em 604 a.C. Torna-se o principal soberano dessa segunda fase e transforma Babilônia na “rainha da Ásia”. Líder militar de grande energia e crueldade, ele aniquila os fenícios e obtém a hegemonia no Oriente Médio, com exceção do Egito.

Na segunda metade do século VI a.C., conquista Jerusalém e realiza a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, no episódio conhecido como o cativeiro da Babilônia. Com sua morte, após 42 anos de poder, o reino entra em declínio e, em 539 a.C., a Babilônia é conquistada por Ciro, rei dos Persas (559 a.C.-529 a.C.). Ele obtém uma aliança com as classes dominantes (comerciantes e sacerdotes), que aceitam a dominação estrangeira em troca da manutenção de seus privilégios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com