TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Batalha Da Floresta De Teutoburgo

Ensaios: Batalha Da Floresta De Teutoburgo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

atalha da Floresta de Teutoburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coordenadas: 52° 24' 29" N 8° 07' 46" E

Batalha da Floresta de Teutoburgo

Conflito romano-germânico

Teutoburgo jpg.jpg

Mapa da Batalha da Floresta de Teutoburgo

Data 9 de setembro de 9 d.C.

Local Floresta de Teutoburgo

Resultado Vitória germânica decisiva

Combatentes

Tribos germânicas Império Romano

Comandantes

Armínio Públio Quintílio Varo †

Forças

18.000 24.000 (legiões romanas XVII, XVIII e XIX)

Baixas

desconhecidas, possivelmente 7.000 cerca de 23.000

A Batalha da Floresta de Teutoburgo, também chamada de Desastre de Varo, ocorreu durante o outono de 9 d. C. na Floresta de Teutoburgo, Alemanha perto da atual cidade Bramsche.

Uma aliança de tribos germânicas chefiada por Armínio (em alemão Hermann), da tribo dos queruscos, emboscou e dizimou três legiões romanas1 , lideradas por Públio Quintílio Varo, que o consideravam até então como aliado. Como resultado a batalha estabeleceu o Rio Reno como fronteira do Império Romano pelos séculos seguintes, fato que estabeleceu uma importante distância entre as culturas romana e germânica, assim como o declínio da influência romana em todo o Ocidente.

Índice [esconder]

1 História

2 Imagens

3 Referências

4 Ligações externas

História[editar]

Hermannsdenkelmal: Monumento do século XIX em homenagem a Armínio na Floresta de Teutoburgo (próximo a Detmold). Hoje sabe-se que o local da batalha foi a cerca de 80 km dali, em Kalkriese1

No ano 7 d.C., Públio Quintílio Varo, casado com Vipsania Marcella, filha de Marco Vipsânio Agripa, foi nomeado governador da Germânia. Grande parte da Germânia (até ao Rio Elba) estava ocupada, relativamente pacificada e submetida, por três legiões romanas: Legio XVII, Legio XVIII e Legio XIX.

Armínio, o chefe tribal germânico, que servira no exército romano e que havia ganhado a cidadania romana 2 , avisou Varo de uma revolta germânica, a qual deveria ser suprimida o mais rápido possível. Indicou-lhe um atalho na Floresta de Teutoburgo, uma área com bosques impenetráveis, cheios de colinas e barrancos, como local ideal para combater a revolta. Um terreno, portanto, que obrigava a já heterogênea coluna romana a estirar e desordenar ainda mais as suas fileiras. No entanto, outros generais mais experientes, assim como o germano Segestes, de confiança de Varo, avisaram-no de que Armínio poderia estar planejando um ato de traição. O pouco experiente Varo não ouviu os conselhos e seguiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com