TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Buerarema

Tese: Buerarema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Buerarema é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Localiza-se às margens da rodovia BR-101. Sua população estimada em 2008 era de 20 687 habitantes. Atualmente, a cidade conta com duas agências bancárias e um hospital. É abastecida pelo Rio Una, que também abastece a cidade vizinha de São José da Vitória.

A cidade já foi chamada de Macuco, devido ao grande número de macucos na região6 .

Índice [esconder]

1 Topônimo

2 História

3 Economia

4 Características

5 Calendário de Eventos

6 Alguns Dados

7 Referências

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Buerarema" é uma palavra originária da língua tupi. Significa "madeira fedida", através da junção dos termos ybyrá (árvore, madeira) e rema (fedido)7 .

História[editar | editar código-fonte]

No século XVI, na época da chegada dos primeiros exploradores portugueses à região, a mesma era habitada pelos índios das etnias tupiniquim e aimoré8 . Com a divisão do Brasil em capitanias hereditárias pelo governo português, a região passou a pertencer à Capitania de Ilhéus9 . Com o fracasso das capitanias hereditárias, passou a pertencer à Província da Baía.

Em 1910, formou-se um núcleo agrícola, recebendo a denominação de Macuco. Seu crescimento foi dificultado pela ausência de estradas. No período entre 1910 e 1930, surgiu a figura da liderança indígena tupinambá Caboclo Marcelino, que lutava pelo reconhecimento do direito à terra dos índios de sua etnia, os Tupinambá de Olivença10 . Em 1922, com a Via Pontal - Macuco, a área obteve desenvolvimento.

Teve seu topônimo alterado em 1943 para Buerarema. O município foi criado com território desmembrado de Itabuna, por força da Lei Estadual de 17 de setembro de 1959, com a denominação de Buerarema. A sede, formada distrito em 1920 e subprefeitura em 1930, foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município. No início do século XXI, despontou a liderança indígena tupinambá Cacique Babau, que retomou a luta pelo direito à terra dos índios tupinambás de olivença11 12 13 .

Economia[editar | editar código-fonte]

Na agricultura, possui produção expressiva de cacau. Na pecuária, destaca-se o rebanho de muares. Conforme registros na Junta Comercial do Estado da Baía, possui 42 indústrias, ocupando o 99º lugar na posição geral do Estado da Bahia e 459 estabelecimentos comerciais, 106ª posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais, é produtor de argila. Seu parque hoteleiro registra 42 leitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com