TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burgundians

Seminário: Burgundians. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 10

Burgúndios

Os Burgúndios foram um povo de origem escandinava. O nome Burgúndio faz referência aos habitantes que ocupavam o território da Borgonha, o povo que recebeu esse nome é também conhecido como “os montanheses”. Os Burgúndios tiveram origem na Escandinávia e migraram para se instalarem na Gália e na Germânia durante o período do Baixo Império Romano.

Este povo tentou se estabelecer na região do que hoje conhecemos como Bélgica, mas foram derrotados e expulsos porAécio no ano de 436. Em seguira, guiaram-se para Savóia e de lá se espalharam pelas bacias do Saône e do Ródano, quando finalmente foram submetidos pelos Francos.

Os Burgúndios professavam o arianismo, mas, durante o período de permanência em terras francesas, muitos deles se converteram ao catolicismo. A religião foi fator de conflito com os povos do local e também com os romanos em algumas ocasiões.

Conseguiram edificar ainda dois reinos importantes. O primeiro se instalou na margem esquerda do rio Reno e apoderou-se das terras de Worms, Speier e Estrasburgo, as quais foram concedidas, posteriormente, pelo próprio imperador romano por ocasião de um pacto de trégua entre os dois povos. Mas, em 436, as tropas do general romanoFlávio Aécio se encarregaram de submeter os Burgúndios e a completa destruição do território dos Worms e do reino burgúndio se deu pelas mãos dos hunos.

Já o segundo reino burgúndio se formou mais uma vez por concessão do Império Romano e foi organizado na região de Sapaudia. Tornaram-se aliados dos romanos durante algumas décadas e os ajudaram a combater alguns povos. Os Burgúndios acreditavam que um império de tal povo pudesse se organizar. Para isso, seus líderes negociaram com os senadores romanos uma expansão territorial e uma divisão de forças. Mas a consolidação do segundo reino foi marcada por muita violência e por muito sangue. Ainda assim, os Burgúndios conseguiram expandir seu poderio até o sudeste da França, mas foram completamente dominados pelos francos e plenamente absorvidos.

Os Vandalos

Os Vândalos foram um povo de origem germânica, naturais da Escandinávia. O nome na língua original era Wandeln. Há algumas incertezas que impedem de afirmar qual era a terra natal de tal povo, porém uma corrente de pesquisadores acredita que o território de origem seria o que hoje chamamos de Noruega. Este argumento fundamenta-se na similaridade do nome da tribo com outros nomes da mesma região.

Os Vândalos subdividiam-se em Silingi e em Hasdingi. Os primeiros habitavam a região da Magna Germânia, enquanto o segundo grupo se deslocou para o sul e entrou em confronto com o Império Romano. Após os conflitos, os Hasdingi estabeleceram-se na região que hoje identificamos como Romênia. No início do século V, os hunos atacaram os territórios ocupados pelos Vândalos que, por sua vez, deslocaram-se para o oeste.

Em meio ao processe de migração, os Vândalos chegaram até três regiões que foram significativas para a sua história. Ao longo da marcha para o oeste, os Vândalos atingiram a margem do Danúbio e alcançaram o rio Reno, onde entraram em combate com os francos. Aproximadamente vinte mil vândalos morreram no choque entre esses dois povos, sendo que os francos só foram derrotados quando os alanos entraram no combate para auxiliar os vândalos. Com o caminho aberto, atravessaram o rio Reno e invadiram a região da Gália saqueando e pilhando o que estava pelo caminho.

Outra região muito marcante na história dos Vândalos foi a Península Ibérica. Esta foi penetrada por tal povo no ano 409 e no local receberam terras dadas pelos romanos. Os Vândalos tiveram um confronto com os Suevos no qual saíram derrotados.

Outra localidade característica dos Vândalos foi o norte do continente africano. Através da construção de uma esquadra naval, eles cruzaram o estreito de Gibraltar e atingiram Cartago, que caiu ao domínio dos Vândalos. A união com os alanos gerou um poderoso reino que foi capaz de conquistar a Sicília, a Sardenha, a Córsega e as Ilhas Baleares.

Em ações ousadas, os Vândalos saquearam Roma durante duas semanas no ano de 455 e foram capazes de resistir ainda a uma frota enviada pelo Império Romano para combatê-los. Mesmo já convertidos também ao cristianismo, os Vândalos ainda tiveram vários conflitos com os romanos por causa de tensões religiosas.

O efetivo declínio dos Vândalos começou com uma crise interna que depôs o rei. Aproveitando-se da situação, Justiniano enviou à África, onde haviam se estabelecido os Vândalos, um corpo expedicionário, que teve apoio dosOstrogodos e dos povos indígenas africanos, para derrubar o reinado dos Vândalos, sumindo da história em 534.

Atualmente, o termo Vândalo é utilizado para identificar saques bárbaros e destruição, mas a conduta de tal povo não foi diferenciada dos hábitos dos povos antigos que também saquearam Roma, o que torna a utilização relativamente injusta.

Francos

A maioria dos reinos bárbaros formados a partir da destruição do Império Romano do Ocidente teve vida curta. Saxões, visigodos, ostrogodos alamos, burgúndios e outros povos não resistiram às pressões externas e acabaram dominados ou destruídos. Apenas os francos conseguiram se estruturar e fincar raízes na Gália. Depois expandiram seus domínios sobre territórios que hoke correspondem à França, Alemanha, Bélgica, Itália e mais oito países da Europa. A palavra franco vem do alemão antigo frekkr e significa forte, ousado, corajoso. Essas eram exatamente as qualidades que Carlos Magno procurava ostentar como o maior soberano dos francos e grande guerreiro cristão. Por isso, Carlos Magno foi coroado pelo papa Leão III com o título de Imperador na tentativa de resgatar a autoridade do antigo Império Romano.

De todos os povos bárbaros germânicos, os francos merecem especial atenção, pois conseguiram estruturar um poderoso Estado de grande significação na Alta Idade Média européia. Esse Estado franco formou-se e expandiu-se sob o governo de duas dinastias:

Dinastia dos Reis Merovíngios (século V a VIII) - período da formação do reino franco, das suas primeiras expansões territoriais e da aliança estabelecida entre o rei e a Igreja Católica Romana.

Dinastia dos Reis Carolíngios (século VIII e IX) - período do apogeu dos francos, da sua máxima expansão territorial e da tentativa de se fazer ressurgir, sob o governo dos francos, a autoridade de um império universal.

Anglo-saxões

Anglo-saxão é a denominação dada à fusão dos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que se fixaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com