TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do fascismo

Seminário: Características do fascismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Após a 1ª Guerra Mundial, quando as nações liberais se enfrentaram, formando uma crise no berço do capitalismo, um novo confronto foi moldado. O mundo parecia preparado para o confronto entre comunistas e liberais, com o sucesso da Revolução Russa. Refletindo as oposições ideológicas do século XIX, ninguém imaginava que uma nova ideologia pudesse impedir esse confronto. Mas, na forma de partido, ideologias e de Estados-nação, o fascismo despontou como um perigo grandioso para ambos os lados.

“Sob certos aspectos, era provável que o apelo à unidade antifascista conquistasse a resposta mais imediata, pois o fascismo tratava publicamente todos os liberais, socialistas e comunistas ou qualquer tipo de regime democrático e soviético, como inimigos a serem igualmente destruídos. A velha expressão inglesa, eles tinham de unir-se, caso não quisessem ser eliminados um por um.”

(HOBSBAW, Eric. Era dos Extremos um Breve século XX, pág.149)

A máxima expressão desse perigo foi a Alemanha nazista. Seu ideal conduziu à formação de um Eixo que agradava e inspirava Roma e Tóquio, possibilitando a expansão desses ideais por suas cobiças imperialistas. Era um perigo que se alastrava para além das fronteiras alemãs, ou mesmo europeias. O fim, ou melhor, o aplacar intenso dessa ideologia de governo, que ainda hoje respira por meio de políticos europeus ou de grupos neonazistas, ocorre com o fim da II Guerra.

CARACTERÍSTICAS DOS FASCISMOS

O fascismo surgiu na Itália como um partido político e uma ideologia. Suas características eram: um poder centralizado (antidemocrático), uma economia capitalista estatal e burguesa, o controle dos sindicatos e a manipulação do povo por meio da ideia de nação defendida pelo partido. O fascismo adquiriu peculiaridades em cada Estado que ele se implantou. Em alguns países, ele tem suas características aumentadas e em outros não se manifesta por completo (caso do Estado Novo de Vargas). O certo é que ele foi a opção para as burguesias e para as nações com crises socioeconômicas que estavam com descrença no liberalismo e que temiam revolução comunista.

Outras características do Estado fascista eram:

Financiamento pela burguesia;

Autoritarismo (diferente de autoridade);

Totalitarismo (inclusive na economia):

Todas as estruturas do Estado ficam nas mãos de um líder que determina como a sociedade deve se portar. Não existe democracia ou escolha. Esse líder representa a vontade de um partido que passa a se confundir com o governo. Só uma ideologia prevalece.

Controle da liberdade de expressão e dos sindicatos:

O que garantia que a figura do Estado se tornasse quase absoluta sobre a ideia do que era verdade e o que era certo. Nesse contexto o rádio foi o grande divulgador de idéias que formaram as nações fascistas.

Uso do nacionalismo e em alguns casos do revanchismo foi utilizado para mobilizar o povo, principalmente o trabalhador quanto:

– a xenofobia e o preconceito contra liberais e socialistas. No caso do fascismo alemão, o nazismo, havia ainda a alimentação da estrutura contra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com