TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Ottawa

Exames: Carta De Ottawa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

A 1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde em Ottawa abriu um leque de possibilidades para a Promoção da Saúde em todo mundo, tendo como marco principal "Saúde para Todos no Ano 2000". Embora as discussões mais restritas acontecessem a cerca dos países industrializados levaram-se também em conta todos os outros problemas que atingem as demais regiões.

Implementação de políticas públicas saudáveis Condicionando os dirigentes de vários setores assim como os políticos, em terem a saúde como prioridades em suas agendas, devem ser conscientes de suas decisões e responsabilidades acerca de uma saúde de qualidade. No seu conjunto, os diversos fatores (políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos) podem ser favoráveis ou não a uma saúde de qualidade. Uma política de promoção à saúde combina diversas abordagens, incluindo a legislação, as medidas fiscais, os impostos e as mudanças organizacionais. A ação conjunta contribui para garantir bens e serviços mais seguros, instituições públicas mais saudáveis,ambientes limpos e mais aprazíveis visando à diminuição das desigualdades sociais e à melhoria da qualidade de vida da população.

Desta forma a criação de ambientes saudáveis foi fundamentada na carta de Ottawa argumentando a complexidades que as sociedades vêm vivendo, sendo que a saúde não pode ser isolada de outros interesses, metas e objetivos. Propõem a proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais como parte da estratégia de promoção à saúde. Ressalta também a necessidade de encorajar a reciprocidade de cada diante do cuidar de si próprio e do outro, da comunidade e do meio ambiente. Para que isso ocorra, sugere ações que objetivem o monitoramento de mudanças das áreas tecnológicas, do trabalho, produção de energia e urbanização que interferem na saúde da população e assim promover a Saúde em diversos cenários (habitação, escola, serviços, locais de trabalho). A proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais devem sempre fazer parte de qualquer estratégia de promoção da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com