TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto HDB

Pesquisas Acadêmicas: Caso Concreto HDB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME ``DESMUNDO”:

O filme faz um retrato da época do Brasil Colônia contando a história da jovem portuguesa Oribela, mandada ao Brasil para se casar com colonos, além de Oribela, outras órfãs são oferecidas a seus pretendentes como se objetos fossem, sem direito de escolha. Oribela não aceita o esposo dado a ela e ainda lhe dá uma cusparada no rosto, espantando dessa forma seu primeiro pretendente, pois achava que retornaria a Portugal, contudo aparece a figura de outro pretendente, Francisco de Albuquerque, que se casa com Oribela e a leva para sua propriedade, onde ele mora com a mãe e uma criança com problemas mentais. Na fazenda a mão de obra era a de índios capturados nas florestas. Oribela despreza Francisco, e lhe pede um tempo para que consiga cumprir com suas "obrigações" de esposa, no entanto ele a violenta, ela se sentindo infeliz após o acontecimento, foge para tentar pegar um navio de volta para Portugal. Sem rumo sai pelo mato desnorteada conseguindo chegar a uma praia. Lá se depara com alguns homens, e pede-lhes que a levem de volta para Portugal, no entanto os homens tentam violentar Oribela, ocasião em que Francisco a encontra em situação de perigo e mata os homens, e é levada de volta a fazenda arrastada, e como castigo, a moça fica acorrentada em um lugar que parece um porão, recebendo somente a visita de uma índia que tratava os ferimentos em seus pés. Francisco tira Oribela do castigo e a ameaça que se voltar a fugir irá ser morta, sendo que Oribela passa a se “comportar” cuidando e aceitando Francisco, mas mesmo assim a jovem novamente foge disfarçada de homem e cai nos braços do mercador Ximeno Dias, por quem se apaixona de verdade, e quando os dois tentam fugir, são perseguidos por Francisco, que consegue alcançá-los e mata seu adversário, tendo Oribela que voltar aos braços de marido e aceitá-lo.

O filme é interessante, pois, retrata a época, mostrando como era a vida nas colônias, o poderio da igreja, a forma como as mulheres e os índios eram tratados, e insinua até a questão do incesto.

RESUMO DO FILME ``COMO ERA GOSTOSO NOSSO FRANCÊS”:

O filme se passa no Brasil em 1594, onde um prisioneiro francês, que consegue escapar da morte após ser jogado em um rio com uma bola presa ao seu pé. Mas irá se tornar prisioneiro de uma tribo de tupinambás, eles tinham o habito de usar poucas ou nenhuma roupa, e tomar banho nos rios ou no mar. Os nativos não maltratavam nem torturavam os seus prisioneiros. Segundo a tradição tupinambá, quando um prisioneiro chagava a aldeia, era recepcionado por mulheres e crianças. Em seguida, era bem alimentado e ainda recebia uma esposa que conviveria com ele até o dia de sua execução.

Ele mantém uma estreita relação com o grupo e especialmente com sua mulher. Ainda assim não consegue escapar do ritual. Sua esposa indígena que mesmo demonstrando afeto pelo seu atual marido se recusa a fugir com ele. Chegando então o dia Jean é sacrificado e sua esposa indígena participa do ritual. Após o ritual os pedaços de Jean são distribuídos e todos comem menos o matador (diz a regra que o matador não come sua vitima), até sua esposa come o pescoço dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com