TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas Da Primeira Guerra Mundial

Artigos Científicos: Causas Da Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 5

Causas da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial teve início no dia 28 de junho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918, com a rendição alemã. Desde o final do século XIX a Europa vivia um clima de insegurança. Um sistema de alianças e acordos dividia o continente em dois blocos, criados exatamente para proteção e apoio militar mútuo em caso de guerra:

• Tríplice Aliança - Alemanha, Áustria e Itália

• Tríplice Entente - França, Inglaterra e Rússia

Fatores determinantes da Primeira Guerra Mundial

• Morte do herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, no dia 28 de junho de 1914;

• Progresso do capitalismo e consequentes problemas sociais do proletariado urbano e dos trabalhadores pobres em geral;

• O imperialismo e o colonialismo gerados pelo extraordinário crescimento industrial, que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas;

• O expansionismo alemão e a transformação da Alemanha na maior potência industrial da Europa, fizeram brotar contra ele uma rivalidade na França, Inglaterra e Rússia;

• O antigermanismo francês, em consequência da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), na qual a França foi derrotada e obrigada a entregar para os alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta última reica em minério de ferro;

• A rivalidade russo-germânica, causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. A Rússia reagiu, pois a estrada ligaria a Alemanha ao Oriente Médio, rico em petróleo e possuidor de um atraente mercado consumidor, além de passar por regiões onde os russos pretendiam aumentar sua influência;

• O antigermanismo inglês, resultado da concorrência industrial alemã. à vésperas da guerra os produtos alemães e ingleses concorriam em mercados que até então haviam sido dominados exclusivamente pela Inglaterra. Quando os produtos alemães começaram a penetrar na própria Inglaterra a burguesia industrial e financeira inglesa, passou a alimentar a ideia de que a Alemanha deveria ser destruída.

Na década que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, a Península Balcânica vivia em eterno conflito. O Império Austro Húngaro, compostos de povos de diferentes nacionalidades, sentia-se ameaçado pelas manifestações nacionalistas de suas minorias étnicas, principalmente dos tchecos e dos eslavos do sul.

Os sérvios pretendiam formar a Grande Sérvia, que englobaria a Bósnia e a Herzegóvina, que pertenciam ao Império Otomano (turco), e todos os povos eslavos que viviam em regiões dominadas pela Áustria. Para os austro húngaros a Sérvia era uma ameaça e deveria ser eliminada.

Outra grande ameaça para o Império Austro Húngaro era a Rússia, uma grande nação eslava, que defendia a idéia de que tinham a missão de libertar os eslavos do domínio dos turcos e dos austríacos. A Rússia também pretendia impor monopólios comerciais na região.

Em 1908 a Áustria anexou a Bósnia, a Herzegóvina e a Bulgária, frustrando as pretensões da Sérvia. A partir daí aceleraram-se os passos rumo à guerra.

Os tiros que mataram o herdeiro do trono austríaco e sua esposa foi um pretexto para a explosão de um conflito que poderia ser limitado às duas nações mas, envolveu as grandes potências imperialistas e seus aliados, entre 1914 e 1918.

Consequências

Um confronto armado de tamanha dimensão territorial e destrutiva no mínimo deixa gravesconsequências ao chegar ao fim. Com a corrida armamentista já instalada a guerra só proporcionou o forte desenvolvimento de armamento militar, como tanques, aviões e bombas. Nos danos causados à população pode-se citar que nove milhões de pessoas, entre civis e militares com idade entre 20 e 40 anos, foram dizimadas e o número de feridos atingiu a marca dos inacreditáveis 30 milhões.

A guerra não só arrasou a Europa como criou uma taxa assombrosa de desemprego por conta da completa falta de estrutura no continente devido aos longos combates, o que gerou uma crise financeira também alavancada pelos gastos exorbitantes de cunho militar.

Tratado de versalles

A vitória da Tríplice Entente nos conflitos da Primeira Guerra (1914 – 1918) estipulou os acordos a serem assinados pelas nações derrotadas. A Alemanha, considerada a principal culpada pelos conflitos, foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com