TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilização Asteca

Trabalho Universitário: Civilização Asteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  2.523 Visualizações

Página 1 de 5

Civilização Asteca

A Civilização Asteca dominou a centenas de anos um grande território, que hoje conhecemos como México e América Central. Os Astecas tinham um poderoso exército, com o qual conquistaram os povos vizinhos. Em apenas dois séculos, se tornaram os senhores da Meso-América.

Nessa região onde os Astecas viveram, habitavam antes deles outros povos, um deles foram os Teotihuacan. Mas essas grandes civilizações começaram a desaparecer e, com a queda da Civilização Teotihuacan a região mergulhou em uma era turbulenta e caótica. Vários povos lutaram entre si a fim de conquistar o poder, até que no século XII, os Astecas chegaram pelo norte. Os Astecas conseguiram dominar todos os povos vizinhos e logo passaram a dominar toda a região.

Os Astecas eram grandes guerreiros, pois além de conquistar os povos vizinhos também os trouxeram, para o Império. No auge do seu poder, o Império Asteca inclua 38 estados diferentes com povos distintos. Para que pudessem governar e controlar melhor os súditos, os Astecas, em 1325, criaram Tenochtitlán, uma pequena vila que se tornou o centro do Império.

Tenochtitlán

Tenochtitlán era uma cidade especial, construída em uma pequena ilha, no centro de um grande lago. Suas ruas eram canais que ligavam a cidade ao campo, aos centros urbanos e a outros lagos. A população de Tenochtitlán chegou a atingir 250 mil habitantes. A cidade era rodeada de montanhas, as quais os Astecas reverenciavam, pois em seus picos moravam os deuses. Os Astecas construíram cerca de 25 pirâmides, que imitavam as montanhas. O objetivo era causar medo e respeito à população. As cerimônias de sacrifícios humanos aconteciam em altares de pedras no topo das pirâmides.

Alimentação Asteca

Os Astecas tinham uma alimentação saudável. Alimentos como milho, os quais foram os primeiros a cultivar, amendoim, tomate e chocolate, os quais foram os primeiros a descobrir, são oriundos da Civilização Asteca. Os Astecas também tinham feijão, abóbora, melão, pimentas e abacate. Entretanto, os Astecas também se alimentavam de insetos e cachorros.

As Chinampas

Com o crescimento da população asteca, ficou difícil cultivar alimentos para todos comerem. O problema era que não havia mais terras suficientes para a plantação. A escassez de alimentos assolou as Astecas no ano de 1265. Foi então que o líder da época dividiu com o conselho de anciões sua ideia: colocar estacas no lago, criando ilhas artificiais, obtendo assim terra para cultivar. Essas ilhas artificiais foram chamadas de chinampas e ajudaram a converter áreas pantanosas em terra fértil. As chinampas possuíam rede de irrigação e usavam com fertilizante excremento humano. As chinampas funcionaram tão bem que uma família produzia o dobro do que precisava para si e, a comida extra pôde ser usada para alimentar o Império.

Guerras Astecas

Os Astecas estavam sempre em guerra, um dos objetivos era capturar guerreiros de tribos inimigas e usar como sacrifícios humanos. Eles acreditavam que quanto mais feroz fosse o guerreiro capturado, mais satisfeitos os deuses ficariam. Os Astecas iam à guerra usando máscaras elaboradas e figurinos que representavam os deuses e os animais, o que os faziam parecer criaturas assustadoras. Os Astecas sabiam que o medo era uma ótima arma para ganhar uma guerra.

Comércio

Além de guerras, os Astecas também eram muito interessados no comércio, por isso estabeleceram fortes relações com os povos vizinhos. Muitos bens e artesanatos produzidos pelos Astecas eram vendidos em outras cidades. Os comerciantes eram muitos ocupados viajando, vendendo e comprando mercadorias. Em suas viagens, os comerciantes ouviam muitas fofocas e descobriam o que acontecia em todo o Império, assim os comerciantes tinham uma função secreta, eles agiam como espiões do governante asteca.

A Escrita Asteca

Os Astecas registraram sua história através de símbolos coloridos escritos em camurça e em lençóis de algodão. Os Astecas não desenvolveram um alfabeto, então ao invés de soletrar uma palavra, para representar um animal ou objeto eles faziam uma combinação de desenhos.

Calendário Asteca

Os Astecas eram hábeis em medir o tempo, eles criaram um calendário que os ajudou a conhecer o melhor momento para plantar e colher, podiam até prever importantes mudanças climáticas. O calendário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com