TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilizações

Monografias: Civilizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos conhecer um pouco sobre duas importantes civilizações: Suméria e Fenícia. Sobre seu desenvolvimento e sua cultura e principais invenções que contribuíram para a história dos povos como a escrita cuneiforme e alfabética que revolucionou a escrita em sua época.

1-CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA

A civilização Suméria vivia na região sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates (uma área do crescente fértil). Habitaram na região entre os anos 4000 e 1950 a.c .

Construíram várias Cidades-Estado importantes como: Nippur, Ur, Kish, Sagash e Eridu. A frente de cada cidade-Estado estava um Patezi, que acumulava várias funções como: primeiro sacerdote, comandante do exército e superintendente do sistema de irrigação.

O povo Sumério era voltado a agricultura, eram ótimos lavradores, o comércio era a segunda fonte de riqueza nacional.

Os Sumérios com sua engenharia avançada, controlavam a águas dos rios Eufrates e Tigre, construíram barragens, sistemas de drenagem do solo, canais de irrigação e diques, pois a armazenagem de água era importante para a sobrevivência dos Sumérios.

Os sumérios deram sua contribuição cultural ao inventarem a escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.c, revolucionando a escrita. Neste sistema os sinais representavam ideias e objetos. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história deve-se as placas de argila com registros cotidianos, econômicos, administrativos e políticos. Os Sumérios deram uma grande contribuição para a matemática através da multiplicação e até da extração da raíz quadrada e cúbica. Seus sistemas de numeração e de pesos e medidas era duodecimal, com o número sessenta como unidade de medida mais comum. Inventaram também o relógio de água e o calendário lunar, os Sumérios foram os primeiros a inventarem a roda, que favoreceu a comunicação e o transporte de mercadorias para regiões distantes. Destacaram-se também na Astronomia.

Os Sumérios eram excelentes arquitetos, eles construíam Zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmide, eram usados como celeiros para armazenagem de grãos e como templos religiosos, para a adoração de seus deuses.

Sua religião era o politeísmo ( acreditavam em vários deuses) Acreditavam que os deuses governavam o mundo e que as pessoas tinham sido criadas para servi-los.

Mas por volta de 1950 a.c , seu território foi invadido pelos amoritas e elamitas (da Pérsia) que os dominaram e derrotaram os Sumérios.

2- CIVILIZAÇÃO FENÍCIA

A civilização Fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas.

A população Fenícia se dedicava a agricultura, a pesca e o artesanato mas principalmente o comércio marítimo devido a sua proximidade com o mar. Ao longo da faixa litorânea surgiram diversas cidades- Estado como: Arad, Biblos, Tiro , Sidon e Ugarit. No inicio do seu desenvolvimento cada cidade-Estado era governado por um rei, cujo poderes era limitados por conselhos formados por comerciantes mais ricos ligados as atividades marítimas.

Os Fenícios tiveram grande destaque com suas embarcações, eram equipados com velas e proas de madeira, onde geralmente havia a representação de um cavalo.

Os Fenícios foram os grandes navegadores e comerciantes do mar Mediterrâneo.

Desenvolveram o alfabeto que deu base ao alfabeto ocidental contemporâneo. Era composto por 22 sinais correspondentes ao som das consoantes. Era mais fácil de utilizar do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com