TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cofbol

Pesquisas Acadêmicas: Cofbol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Um passeio rápido pela origem deste esporte

O Corfebol, do holandês (Korfball – Korf = cesta, em português), tem suas origens, obviamente, na Holanda. O nome do inventor deste esporte é Nico Broekhuyessen (foto acima), que em 1902, inspirado num jogo sueco chamado Ringball, decidiu criar um esporte que fosse praticado por ambos os sexos, não fosse muito agressivo e que proporcionasse um jogo atraente para os jovens da Associação de Educação Física de Amsterdã, na Holanda.

O esporte logo teve uma boa aceitação e, em 1903, a modalidade se expandiu após a sua apresentação.

Este crescimento foi tanto que em 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, o esporte entrou como modalidade de demonstração. Após esta exibição, a Bélgica logo adotou o esporte e em 1921 criou uma Associação Nacional. Em 1928, o corfebol foi novamente um esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda.

Em 1933, o Corfebol deu um novo impulso com a criação da Federação Internacional de Corfebol (IKF) e após a Segunda Guerra Mundial, o esporte começava a ser divulgado nos países europeus como Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha. Outros países fora da Europa também conheceram o esporte como os Estados Unidos e a Austrália.

Atualmente, 56 países são filiados na Federação Internacional de Corfebol (IKF) e o esporte é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As maiores potências mundiais neste esporte são a Holanda e a Bélgica e o corfebol é uma das poucas modalidades no mundo em que só é pratica com equipes mistas (homens e mulheres).

O esporte possui campeonatos nacionais na Europa e também campeonatos mundiais que acontecem de dois em dois anos.

O corfebol no Brasil

Na década de 1980, trazido após uma viagem à Holanda por um grupo de estudantes brasileiros, o corfebol entrava no país. Era considerado um esporte recreativo já que homens e mulheres podiam participar juntos. Contudo, o projeto de expansão do jogo não seguiu adiante por falta de apoio e patrocínio.

Quase 20 anos mais tarde, em 1998, o esporte foi fundado oficialmente pelo professor de Educação Física, Marcelo Soares, que introduziu o esporte no Rio de Janeiro, na Comunidade Fernão Pilares Cardin.

Em 1999, Marcelo Soares (foto acima) contatou a Federação Internacional de Corfebol (IKF) a fim de tornar o esporte oficial no país. Depois de 4 anos realizando partidas de corfebol em universidades do Rio de Janeiro e ajudando a divulgar o esporte, a Federação Internacional concedeu o título de representante oficial da modalidade no Brasil, autorizando em uma carta Marcelo Soares a trabalhar e divulgar a modalidade em todo o continente sul-americano.

Além de tudo isso, o Brasil deu seu grande passo neste esporte ao ser reconhecido como o 41º país praticante do corfebol em um congresso realizado em Amsterdã, na Holanda.

Nas Américas, os únicos países que praticam este esporte são o Brasil e os Estados Unidos do qual sempre disputam a única vaga para o mundial de corfebol.

Atualmente, o Brasil tem o corfebol bastante divulgado no estado do Rio de Janeiro e a maneira que o professor Marcelo Soares encontrou de divulgar o esporte para o resto do Brasil, foi com a realização de cursos para professores de educação física de todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com