TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição Da Civilização Romana para formação da sociedade ocidental

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  5.203 Visualizações

Página 1 de 3

Contribuição Da Civilização Romana para formação da sociedade ocidental

A civilização romana antiga muito contribuiu para o desenvolvimento de vários aspectos sociais, econômicas, políticas e culturais do ocidente, nos deixando um legado que vivenciamos até hoje. Quem não conhece um Augusto, um Cesar, um Adriano, um Antônio? e outros nomes próprios oriundos desses personagens  que marcaram a história de Roma. Isto é devido a grande importância dessa civilização para o mundo ocidental vivenciado na atualidade, e que não nos damos conta, mas segundo Edward Mcnall Burns:

Somos tentados a acreditar que o mundo moderno deve muitíssimo aos romanos: em primeiro lugar por que Roma está mais perto de nós no tempo do que qualquer outra civilização da antiguidade; em segundo, porque Roma parece mostrar um parentesco muito íntimo com o temperamento moderno. Muitas vezes tem se salientado as semelhanças entre a história romana e a história da Grã- Bretanha ou da América, nos séculos XIX e XX.[1] 

 Neste sentido, não é difícil identificar esse passado romano na civilização ocidental atual. As influencias de Roma são muitas e nos deparamos com elas no nossa dia-a-dia. Observaremos nesse artigo, as três principais influencias para o ocidente e que ainda estão presentes na atualidade, a nossa língua, o direito e a Igreja Católica.

A nossa língua é um claro exemplo dessas influências, pois nós a herdamos dos colonizadores portugueses, sendo ela derivada do latim vulgar, a língua falada em Roma. O latim falado em Roma influenciou varias línguas como o espanhol, o francês, o romeno e o italiano. Também vemos esse idioma ser utilizado na nomenclatura científica de plantas e animais, e a igreja católica, herdeira de Roma, tem ainda hoje como língua oficial o latim, e não faz muito tempo que a missa era celebrada em latim. Alguns termos que utilizamos também tem origem latina como o habeas corpus usado no nosso código jurídico, aliás, a nossa ciência jurídica sofreu muita influencia do código jurídico romano.

É no campo do direito que utilizamos até hoje que temos uma notável contribuição romana para a cultura ocidental. É notável que o direito romano ainda permaneça nos fundamentos das nossas leis, e mesmo com suas imperfeições no antigo império romano, o direito romano foi o um verdadeiro progresso na ordem jurídica da humanidade.

A origem do direito de fato deu-se no antigo império Romano, embora se encontre alguns indícios no mundo grego. Surge no estado grego as primeiras manifestações das necessidades das garantias individuais do direito e da luta por justiça das classes inferiores e com uma população totalmente sucumbida à um regime totalmente aristocrático, em que não possuíam um direito político efetivo e nem civil.[2]

 As normas jurídicas do império Romano estavam longe de atingir a perfeição em matéria de leis, pois que elas admitiam a escravidão, não protegiam os desafortunados e nem promovia uma relação de igualdade entre os homens, aja vista que beneficiava as classes mais altas e não ampara os necessitados.

Uma das instituições mais organizadas e eficientes que o império romano nos legou foi sem dívida a Igreja Católica Apostólica Romana. Esta instituição possui mais de dois mil anos de história, portanto ela é a mais antiga instituição do mundo ainda em funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com