TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copacabana

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Copacabana

Localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, fazendo divisa com Lagoa, Ipanema, Leme e Botafogo, o bairro de Copacabana é dos principais e mais belos pontos do Rio.

O nome do bairro deve-se ao fato de, no século XVII, comerciantes bolivianos e peruanos terem trazido uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana para a praia do Rio de Janeiro então chamada Sacopenapã. Sobre um rochedo da praia, onde hoje está localizado o Forte de Copacabana, construíram uma capela em homenagem à santa. Mais tarde, tal capela passou a designar o nome da praia e do bairro.

Em meados do ano de 1892, com a inauguração do Túnel Velho, entre os bairros de Copacabana e Botafogo, o bairro até então pouco habitado (muito por conta do seu difícil acesso) passou a integrar-se ao restante da cidade.

Com a ampliação das linhas de bonde até o Forte do Leme e à Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, o bairro passou a ganhar ruas e casas, fato ainda mais acentuado com a inauguração da Avenida Atlântica em 1906, na orla do bairro. E, em 1923, foi inaugurado um dos símbolos do bairro e da cidade do Rio: o hotel Copacabana Palace.

Outro fato importante na História do bairro foi a obra de um grande aterro hidráulico ocorrida na década 1970. A construção do aterro ampliou a área de areia da praia. O alargamento, que foi de cerca de setenta metros de largura, foi feito em toda a sua extensão de areia (cerca de quatro quilômetros).

O bairro é, desde o século passado, e ainda hoje, um dos lugares mais procurados e visitados não só do Rio de Janeiro, mas também do Brasil (se não do mundo). Isto deve-se à sua beleza tão particular, à sua história também singular e à sua grandeza. Além disso e, também por isso, o lugar possui um certo “ar de universalidade”, pode-se encontrar pelo bairro pessoas de muitas pares do mundo. Uma das suas peculiaridades é a famosa curva da sua orla, o que torna a visão da praia de Copacabana, com o seu calçadão coberto por pedras portuguesas, inconfundível.

Ponto fundamental do Rio de janeiro, Copacabana faz-se um palco mundial, recebendo diversos eventos importantíssimos não só para a cidade e para o país, senão para o mundo também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com