TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criase De 29

Dissertações: Criase De 29. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

A Crise de 1929, que ficou popularmente conhecida como A Grande Depressão, foi uma grande crise econômica que persistiu até a Segunda Guerra Mundial, sendo considerado como o pior e mais longo período de recessão econômico que o século XX já passou. Entre todas as consequências que a crise trouxe, podemos citar as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s, dos preços de ações, entre outros. Praticamente todo o mundo se viu envolto a este momento difícil, que prejudicou as atividades econômicas de dezenas de países.

Quando a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, alguns países europeus estavam com suas economias enfraquecidas, enquanto que os Estados Unidos cresciam cada vez mais, lucrando com a exportação de alimentos e produtos industrializados. Em decorrência disso a produção norte-americana se acostumou com esse crescimento, o que aumentou dia após dia, principalmente entre os anos de 1918 e 1928.  Era um cenário com muitos empregos, preço baixo, elevada produção na agricultura e a expansão do crédito que incentivada o consumismo desenfreado.

O problema para os Estados Unidos foi que a Europa começou a se reestabelecer, o que levou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Agora a indústria norte-americana não tinha mais para quem vender a quantidade exacerbada de mercadorias, havendo mais produtos do que procura. Isso levou a diminuição do preço, queda da produção, e consequentemente, aumento do desemprego. Esses fatores provocaram a queda dos lucros e a paralisação do comércio, ocasionando a queda das ações da bolsa de valores, quebrando-a em seguida.  Em resumo, a crise de 1929 se deu graças a superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas.

A grande Depressão ocorreu quando os EUA após a Primeira guerra mundial cresceu economicamente, enquanto os países europeus estavam com suas economias enfraquecidas devido aos desgastes econômicos sofridos. A produção norte americana mantinha o mesmo ritmo acelerado, com alta na produção as ações eram valorizadas na bolsa. Os países do resto do mundo diminuíram drasticamente a importação da produção de bens de consumo norte americana e com isso vários produtos foram encalhados.

Bolsa de valores o boom econômico – Wall Street – quinta feira negra – Grupo Morgan

Com a alta das ações, a população americana começa a investir as suas poupanças em movimentos especulativos. A atividade bolsista era bastante ativa, pelo crédito facilmente acessivel. Em outubro deste ano o incrível aumento das compras, efetuadas na Administração Hoover, estava saturada e se teve a grande preocupação em vender as ações. Como a procura de compra era baixa, o preço era proporcional. Varios investidores foram a falencia. A quebra da cotação das ações na Bolsa de Nova Iorque ameaçava o Grupo Morgan, que tentou cessar a crise investindo uma imensa quantidade de dinheiro, sem sucesso. No dia 24 de outubro o pior dia da bolsa de valores de nova iorque e da história, que foi chamada de “quinta-feira negra”. Foram colocados a disposição 16 milhões e meio de títulos, que não tiveram nenhuma procura por parte dos compradores. Meses depois o Grupo Morgan deixou os titulos que comprara, vindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com