TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criiança

Resenha: Criiança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  237 Visualizações

Como conselheiro tutelar, tenho sido constantemente requisitado para uma tarefa que não é, absolutamente, de minha atribuição: disciplinar crianças e adolescentes. Por oportuno, cabe aqui elucidar o que é o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. Trata-se de uma instituição que, como o nome diz, tutela direitos.

Alguns entendem que crianças não devem ter deveres. Eu discordo. Crianças devem ter, bem claro, desde os seus primeiros passos, quais são os seus limites e até onde elas podem ir, sob pena de estarmos entregando à sociedade jovens adolescentes sem nenhuma noção de responsabilidade e com uma tendência muito acentuada à transgressão das principais normas sociais vigentes.

Todos são unânimes em afirmar que faltam às nossas crianças limites, entretanto, a proposição destes limites não cabe ao Conselho Tutelar e, sim, à família.

Cabe aos pais educar e disciplinar seus filhos. Temo que o Estado esteja se intrometendo demais neste assunto, que, repito, deve ser de competência exclusiva de pais e responsáveis.

Entretanto, como esperar que a sociedade tenha pais responsáveis se a ela estamos entregando adolescentes que pensam que tudo podem, que tudo lhes é devido, que só conhecem os seus direitos e riem daqueles que ousam falar em seus deveres? O que mais temos plantado nestes últimos anos em nossas hortas familiares foi a indisciplina, e a completa subversão dos valores éticos que, desde sempre, nortearam as civilizações mais brilhantes das quais já tivemos notícia.

Estamos colhendo aquilo que plantamos!

Fim

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com