TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curdistão

Seminário: Curdistão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Enquanto xiitas e sunitas estão se matando e a província de Anbar é palco quase diário de ataques e atentados, o Iraque tem, ao menos, uma área com relativa estabilidade. No extremo norte do país, a região semiautônoma conhecida como Curdistão do Iraque pode ser considerada um oásis. “O Curdistão tem se desenvolvido como uma região democrática. Floresceu como um centro de crescimento econômico e prosperidade”, diz Brendan O’Leary, professor de política internacional e especialista em Iraque da Universidade da Pensilvânia. “Seu governo autônomo é estável e suas eleições são genuinamente livres e justas. É uma grande e significativa mudança pacífica”, acrescenta.

As vantagens destacadas pelo especialista possuem algumas raízes históricas que não devem ser desconsideradas. No Tratado de Versalhes, em 1919, logo após a I Guerra Mundial, diplomatas que redesenhavam as fronteiras da Europa, Norte da África e Oriente Médio tentaram, sem sucesso, criar uma nação paras os curdos. Com o fracasso da proposta, os curdos ficaram com sua população (hoje estimada em mais de 30 milhões de pessoas) apátrida morando em diferentes países, mas principalmente na Turquia, Irã, Iraque e Síria. Desde então, os curdos sofreram perseguições e entraram em muitas batalhas em praticamente todos os países em que estavam. Mas os constantes e seguidos conflitos aumentaram a união da etnia, que faz questão de preservar língua e cultura próprias.

Os curdos e os iraquianos travaram muitos conflitos ao longo dos anos, como no período da I Guerra Curdo-Iraquiana (1961 – 1970), que terminou com um acordo que deu aos mais de 6 milhões de curdos autonomia administrativa, mas não independência. O tratado de paz não evitou a II Guerra Curdo-Iraquiana (1974 – 1975), mas, ao final dos conflitos, a autonomia se consolidou – situação que se mantém até os dias atuais. A força política dos curdos cresceu ainda mais durante a Guerra do Golfo (1991) e, principalmente, durante os anos da ocupação americana no Iraque, entre 2003 e 2011.

Hoje, a relação entre os curdos e o governo central de Bagdá alterna momentos de tensão aguda e tranquilidade. Atualmente, há uma queda de braço relacionada ao petróleo, com o governo central ameaçando punir a região semiautônoma por exportar o produto sem o consentimento de Bagdá.

O Curdistão do Iraque também não está livre de milícias impregnadas de extremismo religioso e ódio sectário – elas estão apenas mais inativas que os demais grupos armados do país. O povo curdo já sofreu muito sob o comando dos sunitas liderados por Saddam Hussein e não gostaria de passar por sofrimentos parecidos sob os xiitas de Nuri al-Maliki, atual primeiro-ministro do Iraque. Se uma vez provocadas, porém, restam poucas dúvidas que milícias curdas não hesitariam em voltar a agir, mesmo sob o custo de levar o país à fragmentação.

Turismo – Apesar dos atritos, a região consegue até mesmo fazer planos de se tornar um destino turístico internacional. Entre janeiro e agosto de em 2013 – os dados oficiais mais recentes – a região recebeu mais de 2,2 milhões de turistas. No final de 2012, a revista Time publicou uma reportagem na qual indicava o Curdistão do Iraque a área mais acessível do país para ser visitada. O texto apontava a existência de hotéis de luxo, spas, centros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com