TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDAQUÉ

Tese: DIDAQUÉ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

DIDAQUÉ

DIDAQUÉ, Catecismo dos primeiros cristãos. Tradução de Urbano Zilles. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p.7-42.

A Didaqué, também conhecida por Doutrina dos Apóstolos ou Doutrina do senhor através dos doze Apóstolos aos gentios trata-se do mais antigo manual de religião da comunidade cristã primeva.

Relata o testemunho literário da transmissão do depósito da fé, dos apóstolos à primeira ou segunda geração pós apostólica, um testemunho precioso para as reflexões teológicas de hoje.

É um documento que permite conhecer o começo da cristandade, pois é sem dúvida uma das fontes mais antigas da catequese, sendo de origem judaica. Divide-se em três partes que irão tratar da moral para catecúmenos, do caminho da vida e da morte; do ritual litúrgico sobre o batismo e a celebração da eucaristia; e da vida comunitária, recomendando bondade, santificação do domingo e das qualidades do bispo, diácono e sua eleição.

OS DOIS CAMINHOS: O DA VIDA EXIGE O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO.

O caminho da vida é o que chama a ser fonte de benção, exemplo de atitude e fé, determina que a obra não seja morta e que se pague pelos próprios atos.

Evite tudo o que denigre a vida, leva ao mau, ao assassinato e afasta o homem Deus.

Evite a concupiscência da carne e dos olhos, que levam a luxúria, lascívia e adultério. Não procure adivinhações, feitiçaria, astrologia, pois tudo isto leva à idolatria. Deus tem domínio sobre todas as coisas.

Respeite e honre as autoridades estabelecidas, ao exercê-la sede sábio, anda em Espírito; não se assente com escarnecedores; não julgue pelo ver, mas conforme a justiça; daí graças e oferte o fruto de seu trabalho pelos seus pecados; reparte o que tens; instrui o seu filho no Senhor e sê fiel aos mandamentos, pois este é o caminho da vida.

DO CAMINHO DA MORTE

O caminho da morte é mau e cheio de maldições, desprezadores e opressores, de fracos, abatidos e aflitos; iníquos pecadores sem fé, nem lei. Filho foge de tudo isto.

Vigia para que ninguém te afaste do caminho, suporte o jugo do Senhor abstenha-se de carnes consagradas.

Batizai em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em água corrente ou não. Por imersão ou aspersão. Antes do batismo tanto o que batiza quanto o que é batizado guarda um jejum de um ou dois.

Não vos mistureis com os hipócritas nem em jejum, nem em oração. Orai o Pai nosso três vezes por dia. Dai graças e bendize ao Senhor pelo cálice e pelo pão e que o Senhor reúna a sua igreja das extremidades da terra. Não participe da Eucaristia se não estiver batizado.

Após a ceia bendize por tudo o que o Senhor revelou, pelo alimento especial, pela vida eterna, por tudo. Lembra Senhor da tua Igreja; livra-a e aperfeiçoa-a. Que os profetas bendigam à vontade.

Recebei os santos; não atentai para os falsos mestres, mas recebe os que ensinam a verdade, os apóstolos e profetas como ao Senhor, conforme o dogma do evangelho. Pelo fruto conhecereis o falso e o verdadeiro profeta.

Se vier a vós em Nome do Senhor recebei-o, porém por não mais de três dias. Se quiser se estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com